10 habilidades para se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante processo de mudança, e vence a concorrência quem busca desenvolver as habilidades do futuro do mercado. Em outras palavras, é preciso estar preparado para as transformações que ocorrerão em diferentes áreas, como Comunicação, Tecnologia, Computação, entre outras.

Tenha em mente que seu perfil profissional vai além dos títulos acadêmicos, englobando também competências pessoais e interpessoais. Inclusive, você sabia que algumas habilidades, a exemplo da flexibilidade cognitiva e da inteligência emocional, foram eleitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essenciais para a formação de um profissional do futuro? 

Estas são as habilidades do futuro que você deve buscar desenvolver:

  • comunicação;

  • flexibilidade cognitiva;

  • inteligência emocional;

  • criatividade;

  • capacidade de resolver problemas complexos;

  • negociação;

  • capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões;

  • liderança;

  • gerenciamento de pessoas;

  • pensamento crítico.

Essas habilidades, que se complementam e devem ser equilibradas para se ter um profissional completo.

Habilidades mais importantes para um profissional

Muitos profissionais possuem qualificação acadêmica, mas não apresentam as habilidades necessárias para conseguir o emprego que desejam. Portanto, se você quer se destacar em sua área de atuação, precisa conhecer as habilidades que o mercado profissional espera encontrar no perfil dos profissionais nos próximos anos!

1. Comunicação

É claro que a comunicação é uma das principais habilidades do futuro. Afinal, de nada adianta ser um profissional com muitas capacitações técnicas, se você não for capaz de se comunicar com eficácia e eloquência. Portanto, é fundamental transmitir suas ideias, seja oralmente ou por escrito.

Saber como se comunicar bem é fundamental para ter sucesso nas tarefas desenvolvidas diariamente, seja ao lidar com líderes e colegas de trabalho, ao expor ideias ou apresentar projetos e relatórios.


2. Flexibilidade cognitiva

Adaptação e flexibilidade cognitiva são duas habilidades muito importantes no campo profissional para os próximos cinco anos. Isso porque, para que os profissionais tenham sucesso no futuro, é preciso saber se adaptar facilmente e acompanhar as mudanças. 

Também é necessário ter flexibilidade cognitiva, uma vez que precisam ser capazes de mudar seu pensamento na mesma velocidade em que novos problemas e situações surgem no ambiente profissional.

O mercado valoriza os profissionais que são capazes de olhar uma situação de vários ângulos e formular um plano de ação mais adequado.


3. Inteligência emocional

Ser capaz de entender os outros e a si mesmo, por meio da inteligência emocional, está entre as principais habilidades de um profissional bem sucedido. Dessa forma, é possível estabelecer conexões com qualquer pessoa no ambiente de trabalho, o que é essencial em qualquer setor. 

Vale ressaltar que um profissional que é capaz de controlar suas respostas emocionais para tomar decisões racionais se destaca no mercado.


4. Criatividade

Criatividade está diretamente ligada com a inovação. Por isso, as empresas gostam de colaboradores que se destacam por descobrir formas de desempenhar atividades diferenciadas, que ninguém mais se deu ao trabalho de pensar sobre o assunto.

As empresas e o mercado valorizam profissionais criativos e inventivos, porque a alta competitividade e o novo perfil dos consumidores exigem que o profissional seja capaz de apresentar novidades e aperfeiçoar os processos. 


5. Capacidade de resolver problemas complexos

Bons profissionais precisam apresentar a capacidade de resolver problemas, às vezes nunca vistos, que podem envolver outras áreas e a capacidade de lidar com pessoas. 

Portanto, quem demonstrar ter criatividade, pensamento estratégico e segurança para agir em momentos complicados pode se dar muito bem! Essa é a perfeita combinação entre inteligência emocional e cognitiva.


6. Negociação

Não importa em qual ocupação você trabalha, sempre é preciso negociar algo! Mesmo sem reparar, isso faz parte da nossa vida. O profissional que domina essa habilidade pode convencer pessoas ao vender seus argumentos e ideias, além de saber negociar prazos e valores ou até mesmo fechar novos trabalhos com clientes, de forma a beneficiar a empresa e o contratante.


7. Capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões

Outro ponto importante é ter a capacidade de ler e interpretar informações, ter novos insights, tomar decisões baseadas em dados concretos, analisar números e agir estrategicamente.

O mercado busca profissionais preparados que saibam lidar com a complexidade das situações e encontrar soluções alinhadas aos objetivos e propósitos do negócio.


8. Liderança

Saber como liderar também está na lista de habilidades do futuro que serão essenciais para os profissionais se destacarem no mercado. Além de liderar, um bom líder tem que ser capaz de trabalhar em equipe, distribuir tarefas, ser coordenado ou coordenar, compartilhar, interagir e se autoliderar.


9. Gerenciamento de pessoas

A gestão de pessoas está diretamente conectada à inteligência emocional, e essa é uma ferramenta de grande relevância para o profissional do futuro. Isso porque, quem é capacitado para gerenciar pessoas contribui com o aumento da produtividade, motiva as equipes e responde aos anseios dos colaboradores.


10. Pensamento crítico

Por fim, entre as habilidades do futuro exigidas pela maioria das empresas está o pensamento crí tico — que é quando você exerce a capacidade de ver as situações de maneira crítica, isto é, deixando de lado as suas opiniões e crenças. Dessa forma, será possível encontrar soluções efetivas para problemas e projetos, por exemplo.


Quem investe nessa habilidade só tende a ganhar na carreira devido à sua grande influência no ambiente de trabalho, podendo se destacar profissionalmente. 

A boa notícia é que todas essas habilidades do futuro podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e cursos, como técnicas de comunicação e oratória, gerenciamento das emoções e comunicação interpessoal corporativa, que farão diferença em sua carreira e poderão ajudar na disputa por uma vaga de trabalho.

Você está pronto para o mercado? Confira os cursos que a Salamarela tem para te oferecer.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.