Manter contato visual ao falar e sua importância

Uma das principais técnicas que devem ser usadas ao falar em público é o contato visual. Afinal, essa é uma ferramenta fundamental para criar conexão com a audiência e que ajuda naquele famoso problema das pessoas dispersarem e perderem o interesse na mensagem que você quer passar. 

O segredo para se sair bem nessa técnica é fazer com que a audiência se sinta envolvida no discurso, ou seja, se sinta parte de uma conversa. Para isso, a solução é usar a comunicação P2P (person to person – pessoa à pessoa), que consiste em você trazer o mesmo poder de uma conversa individual para seu discurso. 

Ao fazer o contato visual, você vai gerar uma sensação de proximidade com o público. Seu objetivo é trazer conexão entre o apresentador e a audiência através da sensação de uma conversa mais individual que o contato gera. 

Neste artigo, eu te explico como usar essa técnica a seu favor. Confira.

Qual a importância do contato visual?

Como já foi mencionado, o contato visual é uma importante forma de linguagem corporal durante a comunicação. Além da fala, é por meio da nossa linguagem corporal que nos apresentamos e nos comunicamos com outras pessoas. Portanto, nossos olhos falam muito sobre nós e como nos comunicamos. 

Entre a importância do contato visual, podemos destacar:

  • passa mais confiança;

  • é um sinal de que você é um bom ouvinte;

  • mostra mais atenção;

  • cria conexão com a outra pessoa.

Como manter o contato visual?

Confira algumas dicas simples de como manter o contato visual:

  • Estabeleça contato antes de começar a falar com alguém;

  • Se a conversa for com apenas uma pessoa, olhar no olho dela intensamente pode deixá-la um pouco desconfortável. Para evitar isso, desvie o olhar lentamente usando a técnica do triângulo. Imagine um triângulo invertido conectando os olhos e a boca da pessoa. Fixe o olhar no ponto entre os olhos dela ou um pouco acima dos olhos;

  • Faça um gesto. Para o contato não ficar tão desconfortável, como mencionado, ao invés de desviar o olhar, você pode também fazer um gesto ou acenar com a cabeça, para parecer mais natural.

Na prática, como funciona?

  • Faça uma sequência de pequenas conversas individuais com cada pessoa da audiência. Ao identificar que alguém se conectou visualmente com você, converse, literalmente, com ela.

  • Mantenha o contato por até 2 segundos e troque de pessoa até fazer isso com cada um da audiência.

Perceba que, dessa forma, você envolve cada pessoa em seu discurso e aumenta as possibilidades de todos prestarem atenção em você.

O que evitar?

Confira também o que não fazer durante o contato visual:

  • Desviar o olhar do público (olhar para os slides e não para as pessoas);

  • Focar em apenas uma pessoa.

O que significa quando a audiência evita contato visual?

Quando alguém evita olhar nos seus olhos enquanto você apresenta, pode significar, por exemplo, que a pessoa queira passar despercebida ou até mesmo que não se sinta confortável com esse tipo de interação por falta de prática. 

Tente uma conexão e ao não obter retorno ou perceber que a pessoa desviou o olhar, seja simples e desvie também, concentrando o seu contato visual em outra pessoa da audiência.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.