5 tipos de liderança e como aplicá-las

Entenda uma coisa: seus colaboradores não buscam por um chefe, eles querem um líder que os inspire!

Isso acontece porque a busca por bem-estar dentro do ambiente de trabalho tem crescido, e fica cada vez mais visível que os funcionários de uma empresa buscam identificação nos lugares em que eles trabalham.

Assim como existem diversos tipos de perfis profissionais, também existem diferentes tipos de liderança. Mas tenha em mente que essa não é uma receita de bolo, a grande verdade é que é preciso conhecer a equipe para entender qual liderança vai se encaixar melhor em cada situação.

Para te ajudar, neste artigo resolvi apresentar os principais tipos de liderança e como cada um deles pode influenciar diretamente no funcionamento das equipes de trabalho. Confira!

Liderança Autocrática

Vale ressaltar que a autocracia significa poder absoluto. Esse perfil de liderança geralmente é encontrado em empresas mais tradicionais. Isso indica que o líder autocrático costuma acompanhar bem de perto todos os processos com os objetivos de:

  • otimizar tempo e performance da equipe;

  • evitar erros;

  • garantir que os processos sejam seguidos;

  • conseguir que as decisões sejam tomadas rapidamente.

Saiba também que a liderança autocrática pode ser positiva, mas nem sempre é assim. Esse tipo de gestão geralmente é adotada por pessoas inflexíveis, que não aceitam opiniões divergentes e sempre querem ter a palavra final. Isso pode trazer alguns malefícios ao time, como:

  • liderados sem poder de decisão, fazendo apenas o trabalho operacional, o que pode gerar o sentimento de desvalorização;

  • criação de conflitos, já que está sempre com foco no lado racional e se esquece do emocional dos colaboradores;

  • alta dependência do líder: os colaboradores esperam que as demandas sejam delegadas (já que ficam centralizadas na liderança) e não desenvolvem a proatividade.

Liderança Democrática

Já esse tipo de liderança tem como principal característica a inclusão dos colaboradores na tomada de decisões da empresa. Entre suas principais características estão:

  • se relaciona de forma acessível com a equipe;

  • dá feedbacks constantes para a equipe e também pede para recebê-los;

  • encoraja que os liderados tomem decisões;

  • demonstra real preocupação com o time.

Mas é claro que esse modelo de gestão também pode trazer alguns pontos negativos, como:

  • tomada de decisão mais demorada: ao descentralizar a tomada de decisões da mão do líder, mais pessoas começam a ser envolvidas, o que pode acarretar em um aumento de tempo no processo;

  • conflitos de visão: é natural que pessoas diferentes tenham visões diferentes, por isso, o líder precisará ter bastante jogo de cintura para assegurar que todos sejam ouvidos, mas que a melhor decisão seja tomada.

Por fim, é importante lembrar que, por mais que a liderança democrática dê voz para os colaboradores expressarem suas opiniões e ajudar na tomada de decisões, a decisão final ainda fica a cargo do líder do time.

Liderança Liberal

O foco da liderança liberal é a descentralização do poder de decisão. Com esse modelo de gestão, os liderados são estimulados a participar ativamente com ideias, sugestões e até mesmo a tomar decisões sem a necessidade de incluir o líder. 

Algumas características desse formato de liderança são:

  • cultura colaborativa: com uma liderança mais horizontal, os colaboradores sentem o líder como um facilitador de processos, tendo confiança para executar suas tarefas;

  • flexibilidade: geralmente, nesse formato de trabalho existe maior flexibilização em relação aos horários, priorização de demandas e tomadas de decisão;

  • poder de decisão: geralmente, as decisões são tomadas bem rápidas pois, em alguns casos, não há a necessidade de envolver o líder.

Já os contras desse formato de gestão são:

  • nível de senioridade de colaboradores: ao deixar os colaboradores no comando para tomar decisões, você precisa ter certeza que eles estão preparados para essa missão;

  • definição de prazos: por mais que a flexibilização de horários e prazos deixe o ambiente de trabalho mais confortável, é preciso estimular o comprometimento dos seus liderados para que tudo corra conforme o planejado.

Liderança Situacional

Como sugere o nome, esse tipo de liderança tem como foco conseguir se adaptar de acordo com a situação: pode ser contexto da equipe, perfil dos profissionais, senioridade, maturidade ou até mesmo capacidade técnica. 

Podemos dizer então que existem variados tipos de liderança situacional:

  • direção: ensinar à equipe tudo o que deve ou não fazer e ensinar como fazer. Tudo deve ser supervisionado até que o líder considere que seus liderados estejam prontos;

  • orientação: dá um pouco mais de autonomia para que seus liderados deem sugestões, mas ainda continua com a supervisão constante, além disso, a palavra final ainda é dele;

  • apoio: aqui, a ideia é que ele seja um facilitador no trabalho dos colaboradores, dando incentivos e apoiando as ideias da equipe e estimulando a colaboratividade;

  • autonomia: a equipe tem autonomia para tomar grande parte das decisões: assim como serão recompensados pelos seus méritos, também deverão assumir a responsabilidade pelas consequência de suas ações. O líder tem papel de delegar demandas, mas os liderados decidem como executá-las.

Mas atenção, para que esse modelo de liderança funcione é preciso conhecer a fundo o seu time, entendendo em qual estágio ele está e como sua gestão poderá ser uma fonte de auxílio.

Liderança Coach

Liderar por coach é uma lid erança focada em liderar pelo exemplo, pois está ciente de que a forma como age impacta diretamente a forma que a sua equipe vai agir. Como as principais características desse estilo de liderança, podemos citar:

  • incentiva a equipe: esse tipo de líder confia no seu time e a estimula a fazer sempre mais e melhor;

  • dedicação na solução dos problemas: não há lugar para apontar culpados, o líder coach está em busca de soluções;

  • autoconhecimento: esse tipo de líder reconhece suas falhas e está sempre em busca de aperfeiçoamento pessoal;

  • engajamento: a equipe se sente abraçada e passa a se engajar mais em seus projetos e entregas.

Aqui é fundamental saber se comunicar com os diversos perfis de colaboradores. Embora exista uma aceitação muito grande a esse formato, um incentivo muito “agressivo” pode soar assustador para liderados mais introvertidos.

Não existe um único estilo de liderança aplicável a todos os contextos, equipes e momentos. O grande diferencial acontece quando o profissional domina os diferentes estilos e sabe aplicá-los em diferentes situações.

Gosta de dicas de liderança e de como se comunicar melhor com sua equipe? Acompanhe a Salamarela. 

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.