Gestão de Conteúdo: Conheça essa estratégia

Quando o assunto é Conteúdo, sabemos que muitas estratégias são importantes para obter bons resultados e, sem dúvidas, a primeira delas é o planejamento. Você sabia que planejar e fazer uma boa gestão de conteúdo da sua apresentação pode fazer toda a diferença para a sua audiência?

Com esse tipo de gerenciamento, além de criar, armazenar e mensurar todo o conteúdo do seu negócio, você otimiza a sua produção, reduz custos e melhora a qualidade da sua mensagem.

Ficou interessado e quer saber como fazer a gestão de conteúdo do seu negócio? Continue a leitura do post, porque eu vou contar tudo que você precisa saber!

O que é gestão de conteúdo?

A gestão de conteúdo é uma das estratégias para melhorar o gerenciamento de todo o processo que envolve a produção de conteúdo: planejamento, criação, revisão, publicação, divulgação e mensuração de resultados.

Para fazer uma boa gestão de conteúdos é necessário se atentar a algumas etapas que são fundamentais para que tudo dê certo. Se você ainda não sabe quais seriam elas, não se preocupe, pois vamos detalhar tudo para você:

1 – Iniciação

É a primeira etapa do processo, quando surge a ideia de produzir uma apresentação ou um conteúdo. É na Iniciação que você vai realizar as primeiras pesquisas de mercado, tanto para entender se a sua ideia é aplicável quanto para saber o que a sua concorrência já está fazendo.

Analise as ações dos seus concorrentes, não nunca copie. Busque apenas saber como estão se posicionando neste mercado e quais são seus principais erros e acertos, para que você possa pensar em estratégias que entregam aquilo que o público ainda não tem.

2 – Planejamento

Com a pesquisa já realizada, é o momento de planejar e detalhar todos os passos e aspectos que a sua apresentação terá.

Quanto tempo durará? Qual é o objetivo geral? E os objetivos específicos? Quais serão as datas? Esses são exemplos de perguntas que você deve se fazer nessa etapa!

Coloque todas as ações necessárias no radar e tome nota delas! Objetivos, duração, datas, métodos de criação, ferramentas de execução, meios de divulgação, pessoas envolvidas… todos esses aspectos são importantes para que você faça um bom planejamento estratégico.

3 – Execução

Depois do planejamento, vem a execução, ou seja, é a hora de tirar tudo do papel e colocar em prática. É nessa etapa que a produção em si acontece, mas não pense que este tópico se resume a isso apenas.

Essa é a fase ideal para testar e monitorar a produção, para identificar o que está funcionando bem e também as possíveis falhas, de modo a ajustar seu processo para que ele fique ainda melhor.

4 – Monitoramento

Quais foram as métricas que você planejou? Está tudo funcionando conforme sua previsão? O resultado está sendo satisfatório? Este é o momento de analisar a expectativa versus a realidade e colher os dados do retorno que a sua apresentação está dando. 

5 – Encerramento

Como todo bom processo deve ser, aqui você também terá um início, um desenvolvimento e um fim. É o momento de finalizar o seu projeto e registrar tudo o que aconteceu no decorrer dele.

Tomando nota de tudo, você consegue fazer um balanço dos seus erros e acertos e, ainda que você identifique mais erros do que acertos, não entre em desespero! Esses dados servirão de base para você criar novas estratégias e seguir otimizando o seu negócio.

Para que serve a gestão de conteúdo?

Resumidamente, a gestão de conteúdo serve para organizar todo o processo que envolve um conteúdo e, com a difusão da internet e do marketing digital, as pessoas passaram a consumir conteúdos em diferentes formatos: e-books, artigos de blog, infográficos, imagens, vídeos e podcasts.

Esse gerenciamento pode — e deve — ser aplicado a todos os formatos de conteúdo, sobretudo os digitais.

Entre as várias possibilidades que a gestão de conteúdo pode oferecer, vamos destacar aqui as principais:

  • Planejar conteúdos com antecedência;

  • Criar um calendário editorial e agendar postagens;

  • Manter a consistência e a frequência dos posts;

  • Produzir conteúdo em diferentes formatos;

  • Testar e corrigir os conteúdos;

  • Evitar a produção desnecessária de conteúdos que já foram abordados;

  • Divulgar em diversos canais e plataformas;

  • Mensurar os resultados.

São vários os benefícios! Agora, imagine que, se aplicar todas essas ações e fizer um bom gerenciamento da sua apresentação, você não só impulsionará o seu negócio, como poderá prospectar mais clientes e aumentar a conversão.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.