Técnicas de persuasão para aumentar seu poder de influência

Nosso poder de convencimento é testado em diversos momentos, como em reuniões estratégicas e apresentações. Por isso, é uma boa ideia buscar técnicas de persuasão que possam tornar nossa atuação mais eficiente. 

Vale destacar que essas técnicas não tem o objetivo de manipular ou prejudicar pessoas, mas mobilizar os envolvidos em prol da satisfação de seus desejos e necessidades. A seguir, eu explico o que são essas técnicas de persuasão e como elas aumentam nosso poder de influência. 

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Importância das técnicas de persuasão

Tenha em mente que as técnicas de persuasão são modelos de comportamento que, uma vez aplicados, tornam nossa comunicação mais convincente ou influente. Ou seja, elas aumentam as probabilidades de o interlocutor acreditar naquilo que transmitimos ou mobilizar-se para realizar a ação que desejamos. 

Na prática, você já deve ter notado algumas dessas técnicas em funcionamento, como: 

  • colocar um produto ou serviço em condição de escassez;

  • oferecer algo em um primeiro momento e usar a reciprocidade como ferramenta;

  • revestir o discurso de autoridade, como dados ou opinião de especialistas;

  • firmar compromissos com o interlocutor e usar da necessidade coerência.

Porém, mais do que replicar ferramentas, é importante saber como se comunicar com mais eficiência. Empatia, assertividade, storytelling e oratória, por exemplo, são elementos que ajudam no seu poder de convencimento e influência sobre as pessoas.

  • Empatia : Capacidade de se colocar na perspectiva do outro, entendendo suas razões, desejos e necessidades.

  • Assertividade: Já a assertividade nos permite desenvolver diálogos claros e honestos no dia a dia, realizando uma comunicação consciente e capaz de atingir seus objetivos.

  • Oratória: Por sua vez, a oratória é o domínio da expressão verbal e não verbal para ganhar a atenção, convencer e influenciar pessoas.

  • Storytelling: Por fim, o storytelling é a aplicação das ferramentas de narração na comunicação, com objetivo de deixar o discurso mais envolvente e cativante, bem como gerar identificação.

Vantagens em aplicar as técnicas de persuasão

Usar técnicas de persuasão traz vários benefícios nas relações da sua empresa com as partes interessadas no negócio: clientes, colaboradores, parceiros, entre outros. Além disso, é muito útil nos processos organizacionais e na gestão de pessoas.  

Ter engajamento 

Em primeiro lugar, as pessoas se sentirão mais motivadas e engajadas ao longo prazo se forem convencidas — e não forçadas — a fazer algo.

Satisfazer desejos e necessidades 

Ao usar da empatia para entender desejos e necessidades, conseguimos buscar soluções que alinhem os nossos interesses com os dos clientes, colaboradores e demais partes interessadas. Por fim, o poder de convencimento selará a relação de troca, permitindo a satisfação dessas demandas. 

Vender ideias, projetos, produtos e serviços 

As técnicas de persuasão também vão ajudar nas diversas situações de convencimento que surgem no contexto de uma empresa. Como, por exemplo, reuniões estratégicas, busca por patrocínio da alta administração para projetos, apresentações profissionais, negociações com fornecedores, campanhas de marketing, entre outros. 

Melhorar os resultados 

As competências de comunicação também nos ajudam a melhorar os resultados dos processos organizacionais. Economizar recursos em negociações bem-feitas, aumentar as vendas, receber orçamento para um projeto que beneficie a empresa e outras entregas de valor são possíveis a partir do nosso poder de influência.


Como dominar as técnicas de persuasão

Saiba que é muito importante estudar e treinar as técnicas de persuasão. Existe uma possibilidade de evoluir no campo da comunicação, seja para quem tem um dom natural para se comunicar, seja para quem acha que não tem muito jeito. 

Essas técnicas podem ser transformadas em modelos de comportamentos, e tais modelos podem ser aprendidos e aprimorados por qualquer indivíduo. Essa evolução faz toda a diferença em nossas carreiras, especialmente nas posições de liderança e gestão. 

A Salamarela ajuda os profissionais a serem mais efetivos em suas capacidades de comunicação com consultoria, treinamento e produção de conteúdo. Nossos cursos são elaborados para que você tenha uma comunicação eficaz e persuasiva no contexto empresarial. 

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.