Comunicação Verbal e Não Verbal: Diferenças e Benefícios

Comunicação verbal e não verbal são duas estratégias distintas que comunicadores de sucesso usam em suas apresentações e no dia a dia. Você também aplica essas duas maneiras de se comunicar na sua rotina e nem se dá conta. Mas o importante é que você tenha em mente que, quando elas são aliadas corretamente, temos benefícios no trabalho e até mesmo em casa.

Quer um exemplo prático? Então imagine que durante uma apresentação você começa a falar com a certeza de que tudo está certo. No entanto, os resultados acabaram não saindo como o esperado e você fica sem entender o porquê.

A resposta para isso pode estar na comunicação. Muito provavelmente a sua fala ou postura não transmitiu a confiança necessária durante a apresentação. 

Para que isso não aconteça com você, separamos dicas importantes sobre comunicação verbal e não verbal. Confira!

O que é comunicação verbal?

A comunicação verbal é toda forma de comunicação baseada na fala entre duas ou mais pessoas. Isso inclui palavras ditas, mensagens escritas e linguagem de sinais, assim como todas as informações codificadas que representam um determinado sistema de linguagem.

É importante expressar o que queremos dizer da maneira mais clara possível para evitar mal-entendidos. Além disso, precisamos ouvir com respeito, sem interromper a pessoa que está falando. Outro ponto fundamental é exercitar a empatia para interpretar corretamente os sinais verbais das outras pessoas.

Então, afinal, o que garante uma boa comunicação verbal? Detalhes como o tom do locutor, clareza da fala, velocidade, volume, linguagem corporal e qualidade das palavras usadas na conversa. 

Entenda que na comunicação verbal, o feedback é imediato, pois há transmissão e recebimento simultâneos da mensagem pelo emissor e pelo receptor. Isso significa que seu sucesso depende não somente da habilidade de falar de uma pessoa, mas também da habilidade de ouvir. 

O que é a comunicação não verbal?

Já a comunicação não verbal é toda transmissão de significado sem o uso de palavras escritas ou faladas. Ou seja, é qualquer comunicação feita entre duas ou mais pessoas por meio do uso de movimentos das mãos, expressões faciais, linguagem corporal, posturas e gestos.

Podemos dizer, então, que a comunicação não verbal ajuda a estabelecer e manter as relações interpessoais. As pessoas usam essa forma para expressar emoções e atitudes, apresentar sua personalidade, fazer uma saudação, entre outras coisas.

Vale destacar que a sua postura e expressão facial, por exemplo, acrescentam significados à comunicação verbal e ajudam as pessoas a se comunicarem com mais eficiência.

Tipos de comunicação verbal e não verbal

Fica mais fácil de entender a diferença e importância dos dois tipos de comunicação através de exemplos práticos de comunicação verbal e não verbal no local de trabalho. Lembrando que, quando são explorados de forma certa, a comunicação verbal e não verbal entregam os objetivos esperados pelos profissionais.

Comunicações Verbais

  • Falar de maneira clara e articulada;

  • Escrever;

  • Ler e interpretar corretamente;

  • Enviar códigos falados ou escritos;

  • Pedir ajuda;

  • Fazer perguntas;

  • Uso da voz.

Comunicações Não verbais

  • Linguagem corporal (gestos, postura, expressões faciais);

  • Aparência, vestuário e estilo de cabelo;

  • Proxêmica (distância entre pessoas) e contato físico;

  • Comunicação paraverbal (tom da fala e velocidade);

  • Contato visual.

Benefícios da comunicação verbal e não verbal no trabalho

Você já deve ter percebido que a comunicação verbal e não verbal estão intimamente ligadas. Agora confira os principais benefícios da comunicação verbal e não verbal no ambiente de trabalho.

Construção de boas relações

Empresas dependem de pessoas. Pensando nisso, o bom uso da comunicação verbal e não verbal constrói relações saudáveis entre a liderança, as equipes e os clientes.

Melhor trabalho em equipe

Quando uma equipe está bem alinhada na comunicação verbal e não verbal, basta um olhar para que um trabalhador consiga entender o que o outro precisa ou está querendo dizer. Isso torna o trabalho mais eficiente e amigável, além de ajudar a evitar os ruídos da comunicação.

Uso mais eficiente das habilidades profissionais

A comunicação verbal e não verbal por manuais escritos e recursos visuais, são maneiras de aproveitar as habilidades dos profissionais ao informar os procedimentos e as práticas corretas das operações. No momento em que estes estão em seus postos de trabalho, sabem o que é preciso fazer e evitam atrasos nas entregas.

Clareza na comunicação

Comunicar corretamente usando a comunicação verbal e não verbal é uma maneira de obter sucesso no dia a dia das corporações. Isso porque, a soma das duas técnicas complementa a mensagem.

O uso das duas técnicas envolve tanto as pessoas com mais facilidade de entender a fala ou a escrita quanto aquelas que são mais visuais e se prendem mais aos detalhes físicos e gestuais.

Conhecer e aplicar as habilidades técnicas e as boas práticas nos processos de trabalho são atitudes indispensáveis para o sucesso profissional. Com a comunicação verbal e não verbal os apresentadores e comunicadores conseguem expressar melhor as suas ideias.

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Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.