Comunicação verbal e não verbal são duas estratégias distintas que comunicadores de sucesso usam em suas apresentações e no dia a dia. Você também aplica essas duas maneiras de se comunicar na sua rotina e nem se dá conta. Mas o importante é que você tenha em mente que, quando elas são aliadas corretamente, temos benefícios no trabalho e até mesmo em casa.
Quer um exemplo prático? Então imagine que durante uma apresentação você começa a falar com a certeza de que tudo está certo. No entanto, os resultados acabaram não saindo como o esperado e você fica sem entender o porquê.
A resposta para isso pode estar na comunicação. Muito provavelmente a sua fala ou postura não transmitiu a confiança necessária durante a apresentação.
Para que isso não aconteça com você, separamos dicas importantes sobre comunicação verbal e não verbal. Confira!
O que é comunicação verbal?
A comunicação verbal é toda forma de comunicação baseada na fala entre duas ou mais pessoas. Isso inclui palavras ditas, mensagens escritas e linguagem de sinais, assim como todas as informações codificadas que representam um determinado sistema de linguagem.
É importante expressar o que queremos dizer da maneira mais clara possível para evitar mal-entendidos. Além disso, precisamos ouvir com respeito, sem interromper a pessoa que está falando. Outro ponto fundamental é exercitar a empatia para interpretar corretamente os sinais verbais das outras pessoas.
Então, afinal, o que garante uma boa comunicação verbal? Detalhes como o tom do locutor, clareza da fala, velocidade, volume, linguagem corporal e qualidade das palavras usadas na conversa.
Entenda que na comunicação verbal, o feedback é imediato, pois há transmissão e recebimento simultâneos da mensagem pelo emissor e pelo receptor. Isso significa que seu sucesso depende não somente da habilidade de falar de uma pessoa, mas também da habilidade de ouvir.
O que é a comunicação não verbal?
Já a comunicação não verbal é toda transmissão de significado sem o uso de palavras escritas ou faladas. Ou seja, é qualquer comunicação feita entre duas ou mais pessoas por meio do uso de movimentos das mãos, expressões faciais, linguagem corporal, posturas e gestos.
Podemos dizer, então, que a comunicação não verbal ajuda a estabelecer e manter as relações interpessoais. As pessoas usam essa forma para expressar emoções e atitudes, apresentar sua personalidade, fazer uma saudação, entre outras coisas.
Vale destacar que a sua postura e expressão facial, por exemplo, acrescentam significados à comunicação verbal e ajudam as pessoas a se comunicarem com mais eficiência.
Tipos de comunicação verbal e não verbal
Fica mais fácil de entender a diferença e importância dos dois tipos de comunicação através de exemplos práticos de comunicação verbal e não verbal no local de trabalho. Lembrando que, quando são explorados de forma certa, a comunicação verbal e não verbal entregam os objetivos esperados pelos profissionais.
Comunicações Verbais
Falar de maneira clara e articulada;
Escrever;
Ler e interpretar corretamente;
Enviar códigos falados ou escritos;
Pedir ajuda;
Fazer perguntas;
Uso da voz.
Comunicações Não verbais
Linguagem corporal (gestos, postura, expressões faciais);
Aparência, vestuário e estilo de cabelo;
Proxêmica (distância entre pessoas) e contato físico;
Comunicação paraverbal (tom da fala e velocidade);
Contato visual.
Benefícios da comunicação verbal e não verbal no trabalho
Você já deve ter percebido que a comunicação verbal e não verbal estão intimamente ligadas. Agora confira os principais benefícios da comunicação verbal e não verbal no ambiente de trabalho.
Construção de boas relações
Empresas dependem de pessoas. Pensando nisso, o bom uso da comunicação verbal e não verbal constrói relações saudáveis entre a liderança, as equipes e os clientes.
Melhor trabalho em equipe
Quando uma equipe está bem alinhada na comunicação verbal e não verbal, basta um olhar para que um trabalhador consiga entender o que o outro precisa ou está querendo dizer. Isso torna o trabalho mais eficiente e amigável, além de ajudar a evitar os ruídos da comunicação.
Uso mais eficiente das habilidades profissionais
A comunicação verbal e não verbal por manuais escritos e recursos visuais, são maneiras de aproveitar as habilidades dos profissionais ao informar os procedimentos e as práticas corretas das operações. No momento em que estes estão em seus postos de trabalho, sabem o que é preciso fazer e evitam atrasos nas entregas.
Clareza na comunicação
Comunicar corretamente usando a comunicação verbal e não verbal é uma maneira de obter sucesso no dia a dia das corporações. Isso porque, a soma das duas técnicas complementa a mensagem.
O uso das duas técnicas envolve tanto as pessoas com mais facilidade de entender a fala ou a escrita quanto aquelas que são mais visuais e se prendem mais aos detalhes físicos e gestuais.
Conhecer e aplicar as habilidades técnicas e as boas práticas nos processos de trabalho são atitudes indispensáveis para o sucesso profissional. Com a comunicação verbal e não verbal os apresentadores e comunicadores conseguem expressar melhor as suas ideias.
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Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.