O surto de COVID-19 é um grande desafio que as organizações precisaram enfrentar.
Empresas fecharam as portas de suas lojas e restaurantes, as viagens foram interrompidas e o trabalho em casa é a nova norma para a maioria dos funcionários de escritórios. Sem um fim claro para essa situação à vista, é compreensível que as marcas se perguntem – como podemos proteger nossos negócios e enfrentar o desafio?
Estudos já têm demonstrado quais são as atitudes dos consumidores em relação à publicidade durante a crise do novo coronavírus. Eles desejam que as marcas se posicionem, mas alguns cuidados devem ser tomados.
Primeiro, vamos abordar o maior risco para a saúde da sua marca: insensibilidade. Nesse momento, a falta de consciência de como essa situação está afetando as pessoas pode causar danos a longo prazo à sua imagem.
Ou seja, todas as organizações devem revisitar suas comunicações para verificar se não estão negligenciando a insensibilidade.
Tenha certeza de que sua mensagem está sendo empática com o público neste momento que eles tanto precisam. Aliás, a empatia é uma tendência que deve continuar em alta mesmo após a crise.
Da mesma forma, as marcas devem reconsiderar onde anunciam. Dado que muitas pessoas em todo o mundo estão passando por algum tipo de bloqueio, continuar gastando um orçamento precioso em outdoors e anúncios de transporte público é imprudente. É indiscutivelmente esse dinheiro gasto melhor alcançando as pessoas nos canais que eles usam atualmente, por exemplo, TV, redes sociais, podcasts e rádio, mecanismos de pesquisa ou transmissão de vídeo. Palestras e apresentações também podem continuar acontecendo, mas agora no ambiente online.
Para te ajudar na escolha de uma estratégia de comunicação mais assertiva, eu preparei alguma dicas sobre como abordar a publicidade durante o surto de coronavírus (e depois).
1. Concentre-se em campanhas úteis e informativas
Os consumidores estão buscando ajuda e informações. Estamos todos preocupados com a propagação deste vírus e como ele pode afetar nossas vidas e, em muitos casos, as marcas têm alguns recursos para ajudar. Seja doando suprimentos, compartilhando conselhos sobre como navegar pelo trabalho remoto ou apenas reforçando a mensagem de que todos devemos ficar em casa para nos proteger. Considere como você pode usar os pontos fortes e o conhecimento da sua organização para ajudar outras pessoas em suas campanhas.
E lembre-se: essa é uma tendência que veio para ficar, mais do que nunca, os consumidores procuram marcas autênticas que realmente querem ajudar.
2. A ação deve fazer mais barulho do que a sua marca
Pode parecer contra-intuitivo, mas colocar o nome da sua marca em seu conteúdo ou iniciativas úteis pode fazer seu público questionar seus motivos. Como profissionais de marketing e vendedores, estamos acostumados a garantir que nossas mensagens sejam marcadas corretamente. Talvez sem nem pensar, as organizações estão aplicando os mesmos princípios de marca pesada à comunicação com coronavírus.
Confie que o bom trabalho que você está fazendo será levado mais longe do que se apresentasse seus logotipos! O foco na entrega de conteúdo, ao invés da venda, já é uma realidade.
3. Como você pode melhorar o clima?
Embora não haja dúvida de que fazer o máximo que sua organização puder para apoiar funcionários, colegas e clientes da linha de frente durante esse período difícil é fundamental, também há um lugar para boas notícias.
Apenas assistir as notícias repetidas não é bom para a saúde mental de ninguém; portanto, se sua marca pode proporcionar uma distração necessária, seu público agradece.
Ao despertar emoções positivas, é mais provável que sua marca seja lembrada, colocando você em um lugar melhor para se recuperar rapidamente quando a crise terminar. Portanto, não subestime o poder de ser portador de boas notícias!
4. Pense a longo prazo
Mais do que nunca, esse é o momento de focar na comunicação. Reveja tom de voz e apresentações institucionais, faça planejamentos e trace objetivos. A crise vai passar e o momento atual pede que você pense a longo prazo. Essa é a hora de inovar na mensagem para que juntos a gente construa um futuro melhor.
Com as mensagens certas que atendem ao que os consumidores desejam, o conteúdo dos seus e-mails, no seu site e nos canais de mídia social ainda pode ajudar a colocá-lo na melhor posição possível para recuperação, mantendo-se na mente dos clientes.
Abraços, Nelise.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.