Coronavírus: 6 dicas para usar a comunicação digital a favor da sua empresa

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. Em momentos de incertezas, conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca – e o marketing digital pode ajudar nesse processo. 

Mas como fazer para manter uma boa comunicação no ambiente digital? Eu listei algumas boas práticas para que você possa usá-las a favor do seu negócio.

1. Invista em presença digital

Antes de pensar em estratégias digitais, o primeiro passo é entender como está a presença atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Também é o momento para investir em apresentações focadas no ambiente online e que levam a sua mensagem para mais pessoas. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. 

2. Ofereça conteúdos de valor

Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. 

O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias e acreditar que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência.

O cliente não deixou de querer saber sobre sua empresa. Se você vende roupa ou comidas, compartilhe dicas de looks ou receitas. Se você é dono de academia, faça lives e poste aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender. Esse é o momento de você treinar sua oratória nas redes sociais.

3. Marcas humanizadas

A Internet é o local ideal para estabelecer contato com os seus clientes. Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. Vale compartilhar inspirações, momentos de superação, dicas, ideias e também as dores do negócio, como o desafio de pagar as contas. As pessoas têm um carinho por negócios reais.

Mostre que a sua marca é feita por pessoas de verdade para pessoas de verdade.

4. Invista na geração de leads

Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro. 

Que tal disponibilizar uma apresentação que agregue valor para as pessoas e coletar contatos para o futuro?

5. Invista em anúncios online

Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

6. Esteja por dentro das mudanças de comportamento

A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. Todos já vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não acontecendo e vão começar a tentar viver uma vida normal. Este será o momento com mais oportunidades para o digital. Vai ter mais gente online. 

E aí, a sua empresa está pronta para esse momento?!

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Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.