3 dicas para apresentações em momentos de crise

Na crise, o ideal é transformar longas apresentações de vendas em discursos rápidos, claros e objetivos, que garantam resultado para as empresas. As pessoas estão preocupadas e procuram por soluções rápidas, por isso, busque transformar aquela reunião de vendas que demorava 2 horas para acontecer em 20 minutos, ser direto e eficiente, vender mais em menos tempo.

Mas como os profissionais podem garantir discursos mais rápidos que geram mais resultado?

Eu recomendo muito a técnica do Elevator Pitch, uma forma de vendas rápida, onde o profissional deve conseguir colocar todos seus argumentos em “uma viagem de elevador”. Eu preparei três dicas, que o profissional pode seguir para apresentações mais rápidas.

Primeiramente, é importante que você pense nos argumentos da apresentação, estruture-os em sua mente e mexa com eles constantemente. Coloque-os em ordem de importância: Qual é o mais forte? E o mais fraco? Passará por todos os argumentos se tiver cinco minutos de fala? E se tiver apenas 2 minutos, em qual argumento deverá focar? Montar os caminhos é importante para que o profissional possa estar preparado, pois uma boa oportunidade pode acontecer a qualquer momento.

Após estruturar a apresentação e sua ordem de importância, é importante treinar seu pitch de vendas para seus colegas ou para ele mesmo. Se olhar no espelho e pensar nas expressões não-verbais é um bom treino para o pitch. Pedir feedbacks não apenas para colher elogios, mas principalmente para ouvir críticas. É fundamental entender que cada público que o profissional impactar, quer saber sobre alguma coisa diferente. Ou seja, tenha discursos diferentes para públicos diferentes e necessidades diferentes. O profissional deve entender como dividir seus argumentos para cada um deles.

Quando você entende os seus públicos, também vai entender as resistências que eles vão ter para o seu discurso. Com o que eles não concordariam? É imprescindível pensar nestas questões através da seguinte ideia: toda audiência busca saber algo. Quando eles recebem o apresentador, eles querem alguma informação. Com o que a audiência não concordaria? Sendo assim, entenda a resistência que se vai enfrentar em cada situação e se prepare para vencê-la, pois cada público oferecerá uma resistência diferente.

Com essas três dicas, você conseguirá construir pitchs de vendas mais rápidos e diretos. Lembre-se também de trabalhar a sua confiança. Pessoas que se apresentam sem confiança tendem a fazer discursos mais longos, dão “mais voltas” para chegar ao objetivo e não conseguem fechar bem uma apresentação. Trabalhar esses pontos e garantir mais objetividade e clareza no discurso é essencial para apresentações mais rápidas.

Por fim, tenha em mente que as pessoas, principalmente em momentos de crise, estão em busca de soluções e conteúdo de qualidade. Construa sua apresentação com verdade e sempre com o objetivo de ajudar os outros.

Abraços, Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.