6 dicas para um webinar de sucesso

Você sabia que, mesmo após a crise, o coronavírus vai mudar dinâmicas de trabalho? Novas soluções apareceram e outras ganharam mais destaque, como é o caso dos webinars. 

Distâncias foram bruscamente encurtadas com a chegada do Skype, um dos pioneiros em chamadas de vídeo. Desde então, os webinars aparecem como uma poderosa ferramenta de marketing, pois possibilitam que você promova uma palestra de maneira simples para atingir um grande número de pessoas.

Se você também já se rendeu ao poder de um webinar, vai gostar da lista que eu fiz com dicas de preparo para apresentar um webinar com eficácia e diminuir o medo de falar em público (mesmo que online).

1. Esteja preparado

Estude o conteúdo que irá apresentar até estar seguro. Domine todos os tópicos que devem ser abordados e também sua mensagem principal, assim você não corre risco de desviar do objetivo da apresentação.

Prepare o roteiro com cuidado, para que sua audiência pense e sinta o que você deseja passar à ela. Pense também nas possíveis perguntas que podem surgir durante o webinar e nas respostas que pode dar.

2. Simule uma apresentação

Um dos maiores gatilhos do medo é o desconhecido e que, algumas vezes, a tecnologia pode nos deixar na mão, sugiro que você apresente o webinar na íntegra, antes da apresentação para o público. Se precisar, peça para que seus amigos ou familiares assistam.

Teste a ferramenta e sinta como se você estivesse no ar com milhares de pessoas te assistindo. Uma vez vivenciada a experiência com o conteúdo apresentado, ela deixa de ser algo novo, e você, automaticamente, fica mais seguro para o dia do webinar.

Quanto mais você treinar e se preparar, mais natural será o resultado diante das câmeras.

3. Como apresentar?

Devo ficar sentado ou em pé? Depende do seu objetivo. Vale lembrar que apresentar em pé exige mais treino e concentração. Dê preferência para uma posição sentada e se possível, conte com uma mesa para apoiar as mãos.

4. Não olhe para você

É muito comum vermos pessoas em webinars olhando para o canto inferior da tela. Isso acontece porque tendemos a nos auto-avaliar durante a apresentação.

Evite ficar se julgando durante a apresentação! Procure olhar para o centro da câmera, assim, você passa a sensação de que está mantendo uma conexão visual com o seu público e aumenta a empatia com as outras pessoas.

5. Atenção para sua linguagem verbal

Durante a apresentação, procure falar pausadamente, mas não devagar. Enfatize bem as palavras-chave para que sua audiência entenda que elas são importantes. Por ser online, sua dicção deve ser ainda mais clara e objetiva do que o habitual.

Outra dica é evitar falar no plural, mantenha a comunicação como se estivesse falando com apenas uma pessoa. Utilize o pronome VOCÊ, sempre que possível para promover a empatia.

E, por fim, preste atenção para não ficar repetindo palavras vazias, como “ééééeé” ou “aaannnnn”.

6. Seu corpo também comunica

Preste atenção aos gestos repetitivos e evite, por exemplo, ficar mexendo no cabelo. 

Procure também:

  • Manter a coluna reta;

  • Manter os ombros abertos, possibilitando que a voz saia mais forte;

  • Manter uma feição simpática, com um leve sorriso;

  • Enfatize palavras chaves com expressões faciais (sobrancelhas, olhos e boca) ou com gestos emblemáticos.

Vídeos ao vivo são ótimas opções para interagir com o público e promover a empatia dele com a marca durante uma apresentação.

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar webinars, a Salamarela tem a solução para potencializar a sua comunicação e os seus resultados.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.