O que fazer para melhorar a dicção?

Pense nesta situação: você tem uma apresentação ou conversa importante, você se prepara da melhor forma para o momento, mas acaba se atrapalhando nas falas. Isso acontece, geralmente, porque os pensamentos e movimentos não estão na mesma frequência, prejudicando a dicção.

Mas o que fazer para melhorar a dicção? Continue lendo para saber mais.

A importância de falar bem

São várias as ocasiões em que o profissional precisa demonstrar uma comunicação assertiva para convencer a audiência. Nesse aspecto, a boa dicção é capaz de potencializar os argumentos e dar ainda mais clareza às suas falas.

Tenha em mente que a boa articulação das palavras contribui para que a outra pessoa compreenda o que se fala. Os constantes pedidos para que você repita o que disse e sinais de incompreensão do público podem impactar negativamente a confiança do profissional. 

Durante uma apresentação profissional, realizada para a empresa toda, por exemplo, muito além da criação de um roteiro eficiente, é preciso colocar as ideias na prática, cuidando da entonação, da pronúncia e até da escolha das pausas.

Dicas para melhorar a dicção

Não existem fórmulas capazes de melhorar a dicção de uma pessoa. O que há são cuidados e exercícios para treinar ao menos alguns minutos por dia para alcançar esse objetivo.

Faça exercícios para a dicção

A dicção clara e precisa depende da articulação da língua e dos músculos da região facial. Por isso, exercícios são excelentes formas de trabalhar essas questões e moldar a maneira como a pessoa fala.

Ideias de exercícios são: Trava-língua, colocar uma caneta ou rolha entre os dentes para trabalhar a pronúncia das palavras e definir seu ritmo de fala.

Escute sua voz gravada

Esse exercício consiste em gravar a própria voz, a partir da leitura de um texto ou poema. Na sequência, coloque a gravação para tocar e ouça atentamente a sua fala, pontuando os aspectos que podem ser melhorados.

Atente-se à sua respiração

Saiba que a respiração está intimamente relacionada com a boa dicção. Respirar fundo, pelo diafragma, é essencial para atingir os objetivos de falar melhor. Esse exercício é bastante recomendado por fonoaudiólogos.

O exercício de respiração é simples:

  • encontre uma posição confortável;

  • coloque uma de suas mãos no abdômen, para sentir melhor a respiração;

  • inspire pelo nariz, enchendo o pulmão, e conte até 4;

  • segure a respiração por 2 segundos;

  • expire pela boca, contando também até 4. O ideal é esvaziar o ar do pulmão e da barriga;

  • repita esse exercício por 4 vezes e trabalhe-o todos os dias, para melhorar a respiração.

Note a pronúncia das consoantes

Atente-se a como as consoantes estão saindo: se são pronunciadas de maneira clara, se elas se misturam a outros fonemas ou se unem a termos próximos.

O ideal é que elas sejam mais limpas e bem pronunciadas. Para isso, um exercício interessante vem com a leitura em voz alta de poemas e frases, sempre com foco na pronúncia. Apenas alguns minutos de treino por dia fazem bastante diferença na sua fala.

Como se vê pelos benefícios dessa prática, é uma grande oportunidade para aliar a boa fala com seu poder de persuasão. O resultado é notado nas apresentações, reuniões, conversas importantes com clientes e líderes, entre outros cenários.

Se você quer melhorar ainda mais a sua comunicação, fale com a Salamarela.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.