Quais são os princípios da comunicação estratégica?

Você sabe o que é comunicação estratégica? Qualquer que seja o seu ramo de atuação, é essencial controlar o que é comunicado e como é comunicado.

Isso evita desencontros de informação e garante que o seu objetivo transpareça também por meio de suas mensagens, independentemente do canal utilizado e do público que se pretende alcançar.

E é exatamente para ter esse controle que surge a comunicação estratégica.

Se você quer melhorar a sua comunicação e ainda não sabe muito bem como fazer, aproveite para aprender neste texto o que é essa tal comunicação estratégica.

O que é comunicação estratégica?

Com as novas tecnologias disponíveis, instaurou-se uma nova ordem, em que o ritmo dos relacionamentos é muito mais agilizado e pessoal. A tendência para a comunicação, independentemente do segmento em que se atue, é ser mais interativa, permitindo a troca de informações e experiências.

Sempre de forma pensada, para que não haja ruídos na mensagem.

Quais os princípios da comunicação estratégica?

Apesar das táticas adotadas variarem de acordo com o segmento e mesmo com os objetivos específicos de cada um, o propósito e as características da comunicação estratégica são bastante similares.

Conheça os quatro principais princípios que você deve seguir:

Intencionalidade por trás das mensagens

Como o próprio nome diz, a comunicação estratégica envolve consideração, planejamento e análise. Assim sendo, nenhuma apresentação  é criada simplesmente por ter uma boa sacada ou um tweet (publicação feita no Twitter) é postado sem um objetivo maior por trás.

Ao criar uma mensagem com intencionalidade, é preciso ser realista com seus objetivos. Sua intenção é dar visibilidade a algum novo serviço?

Conectar-se com público de maneira mais significativa ou apenas melhorar a sua imagem?

Qualquer que seja ela, defina o teor das mensagens e como podem ser trabalhadas em diversos canais de comunicação, acompanhando todo o processo, da criação à implementação.

Além disso, tenha certeza de que o objetivo da comunicação caminha lado a lado com os seus objetivos.

Escolha certa das plataformas

É comum escutar que “você precisa estar onde está sua audiência”. Boa parte do sucesso da comunicação é escolher bem os canais utilizados por seu público-alvo.

E esse pode ser um verdadeiro desafio em meio a tantas escolhas possíveis.

Entenda o modo de vida de seu público e o que ele costuma ler ou assistir. Existem sites, canais de YouTube ou revistas específicas que seu público-alvo acompanha? Pense em parcerias estratégicas nesse sentido.

Pense também no que faz sentido para você. É verdade que, hoje em dia, a maioria das pessoas acompanha o Instagram Stories, mas, dependendo do planejamento, essas redes podem não fazer muito sentido para áreas mais formais. Uma saída possível é criar vídeos curtos e didáticos com dicas.

Timing perfeito

Todos os seus esforços estratégicos e criativos podem ir pelo ralo se sua mensagem não for comunicada no momento certo.

Quando algum fato ou notícia surge e dá abertura para uma peça criativa que esteja alinhada a seus objetivos de comunicação, é importante colocá-la logo em prática ou, até entrar no ar, as pessoas terão se esquecido dos fatos e seu impacto será drasticamente menor.

Segmentação da audiência

Tenha o objetivo de cada um de seus esforços de comunicação em mente para escolher o público que vai ajudá-lo. Fazer uma segmentação muito genérica ou esperar que sua comunicação sirva para todos igualmente é um erro grosseiro de comunicação, e mesmo assim muito comum.

Analise seu público e crie segmentações por comportamento, localização geográfica e consumo, por exemplo. Assim fica muito mais fácil pensar em ações específicas para cada uma delas.

Colocando esses quatro princípios em ação para a comunicação estratégica, fica muito mais fácil prever resultados e criar ações e mensagens eficazes para todos os públicos que se pretende atingir. E se você deseja gerar mais resultados, fale com a Salamarela. 

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.