Como quebrar expectativas para surpreender na sua apresentação.

giphy.gif

Sabe aquela história que você começa a ler e já sabe como ela vai acabar? Ou aquela novela que logo no início você já sente o que irá acontecer com os personagens? Essa sensação de previsibilidade pode fazer com que as pessoas percam o interesse em acompanhar os próximos capítulos, e o mesmo acontece com a sua apresentação.

Se o seu objetivo é criar um conteúdo que surpreenda o seu público, há algumas técnicas que podem ser usadas para quebrar expectativas.

Por exemplo, uma história de ‘início falso’ é quando você começa a construir sua narrativa de uma forma aparentemente previsível, antes de interrompê-la inesperadamente e recomeçá-la. Ao fazer isso, você atrai seu público para uma falsa sensação de segurança e depois os choca ao virar a mesa. 

Esse formato de apresentação é ótimo para falar sobre um momento em que você falhou em algo e foi forçado a “voltar ao início” e reavaliar. É ideal para falar sobre seus aprendizados com essa experiência, ou sobre a solução inovadora que você usou para resolver seu problema.

Quando você chama a atenção do público ao interromper suas expectativas, ele passa a se interessar mais pela mensagem da apresentação. Eu recomendo que você rompa as expectativas do público quando for necessário mostrar os benefícios de uma abordagem flexível ou manter o público envolvido com o assunto.

Outra técnica que causa surpresa à platéia é alterar a linha cronológica da apresentação. A continuidade retroativa ocorre quando um contador de histórias volta e altera os ‘fatos’ em sua história.Você pode combiná-la com um começo falso para voltar e recontar sua própria história de uma maneira surpreendente e interessante.

Para entender como a quebra de expectativa funciona na prática, basta assistir ao discurso que J.K. Rowling, escritora da saga Harry Potter, deu em Harvard. Ela começa sua fala de maneira típica, contando sobre o tempo que passou na universidade e as expectativas de seus pais. A partir daí, a platéia já espera que ela fale sobre o crescente sucesso de sua carreira de escritora, mas, em vez disso, ela volta o discurso para os seus vinte anos, momento em que sentiu que havia “falhado” na vida. O que vem a partir daí é inspirador, sobre como o fracasso e a imaginação são necessários para o aprendizado e crescimento do ser humano. (Você pode conferir no discurso completo pelo link: 

https://bit.ly/2NTsUlG)

Os seus discursos e apresentações também podem fugir do óbvio para capturar a atenção do público de maneira genuína. Vamos conversar? A Salamarela tem soluções personalizadas para deixar sua comunicação mais eficiente.

Abraços, Nelise Cardoso.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.