Como tornar seu cliente um herói?

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Seus clientes não buscam mais apenas seu produto ou serviço. Eles querem saber o que você está fazendo e, ainda mais importante, o por quê você está fazendo. Em outras palavras, eles querem a sua história, e nada vende mais uma história do que um herói.

É tentador tornar o seu negócio – ou um indivíduo do seu negócio – o herói da sua história. Afinal, você sabe tudo sobre você. Muitas empresas promovem seu fundador ou CEO a esse cargo tão especial. Mas e se o seu cliente fosse o herói da sua história? E se os benefícios que você oferece assumiram o centro do palco em vez do conto de sucesso pessoal do chefe?

1. Qual é o poder do seu herói?

Algo diferencia seu herói do elenco de apoio (no caso, os concorrentes). Ele pode fazer algo único que os outros não conseguem. O que você ajuda seus clientes a fazer? Que poderes você dá que os eleva acima da concorrência?

2. Como seu herói se tornou super?

Alguns super-heróis nascem, outros obtêm seus poderes de uma experiência extraordinária. Na história do seu cliente, há um momento em que ele percebeu que você era a resposta que estava procurando. Descreva esse momento, que é o clímax da apresentação.

3. Qual é a grande ameaça?

Todos os heróis têm uma fraqueza. Seus clientes também têm pontos fracos, afinal são apenas humanos. O que os impede de viver uma vida extraordinária? O que os impede de alcançar todo o seu potencial e como você os levará até lá?

4. Qual é a motivação do seu herói para fazer o bem?

Os super-heróis ganham seus poderes por uma razão: realizar um bem maior. Esse objetivo maior combina com seu produto ou serviço. Descubra o que motiva o seu herói e você vai saber como chegar até ele.

5. Quem é o vilão da história?

Um herói só existe se houver um vilão com o qual lutar. Descubra que grande erro você pode ajudar as pessoas a corrigir, dessa forma elas irão se conectar verdadeiramente com o que você tem a dizer.

Usando essas dicas você será capaz de criar o herói do seu negócio. E esse conhecimento irá melhorar (muito) a comunicação com seu público e trazer resultados mais assertivos. A Salamarela desenvolve e ensina profissionais e empresas como comunicarem melhor, fale conosco.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.