Segredos para engajar no webinar

Muitas pessoas inclusive desistem de fazer um webinar por medo de não conseguir segurar a audiência. Mas, seguindo alguns passos importantes, você conseguirá manter a audiência engajada durante toda a transmissão.

Conheça então os principais pontos para ter engajamento no webinar e todo a dinâmica para conquistar sua audiência!

1. Não enrole para começar seu webinário

É muito comum em transmissões online, que os apresentadores façam aquele “suspense” inicial, antes de iniciar o tema, com o intuito de gerar expectativa no público, ou mesmo esperando que mais pessoas entrem na transmissão ao vivo.

No entanto, um dica importante: não confie em um longo processo de “introdução” para cativar seu público online. Seja simples e objetivo! As pessoas não gostam de sentir que estão sendo enroladas, por isso, evite gastar muito tempo com apresentações e detalhes diversos. 

Outro ponto a se tomar cuidado é com os equipamentos. Não é incomum que os webinars demorem para começar. Afinal, o apresentador quer se certificar (às vezes de forma desnecessária) de que todos estão ouvindo, vendo e com acesso ao chat ao vivo.

Em vez disso, faça as introduções rapidamente, conte alguma história interessante (e curta) e, em seguida, mergulhe para a sua apresentação. Os testes devem ser feitos antes da transmissão.

Procure manter a introdução concisa, para manter os participantes ouvindo e o engajamento no webinar em alta!

2. Cuidado falhas técnicas

Antes de ir ao ar, teste todos os equipamentos que você irá utilizar. Uma situação muito ruim que pode acontecer, é a de ter que migrar de plataforma ou mudar os equipamentos, com pessoas já conectadas ao webinar.

O tempo perdido com essa migração ou com a troca dos equipamentos, poderá fazer com que muita gente chegue a abandonar a transmissão, diminuindo o engajamento no webinar.

Sendo assim

  • Escolha uma plataforma confiável para realizar a transmissão;

  • Realize verificações de áudio antes de iniciar a transmissão;

  • Garanta ter uma forte e estável conexão à internet.

3. Foque sempre no conteúdo

Fale com o seu público sempre apresentando informações, e pedindo comentários e opiniões, sobre o conteúdo do webinar. Isso irá garantir que eles fiquem conectados, independentemente do tempo de duração da apresentação.

Procure trabalhar sempre a importância do conteúdo do webinar em si. Conteúdo esse que deve ser rico, valioso e de interesse do público.

Não fique apenas falando sobre si mesmo ou promovendo a sua empresa e seus produtos o tempo inteiro. O engajamento no webinar está associado a um conteúdo valioso.

4. Mantenha os participantes curiosos

Instigue a curiosidade nos participantes do webinar ao dar informações para que eles saibam que, ao final da discussão, os espectadores que permanecerem online receberão um benefício adicional.

Exemplos destes benefícios podem incluir recursos gratuitos, descontos promocionais ou até mesmo acesso a produtos e materiais exclusivos. Mas lembre-se de que o bônus para quem ficar até o final deve ser algo realmente valioso e útil para a sua audiência, para que a empresa não perca a credibilidade.

5. Interaja com sua audiência

Para manter o engajamento no webinar em alta, é muito importante interagir com o público, para que ele se sinta parte verdadeira do seminário online.

Por isso, explore os recursos de chats durante a apresentação. Assim, será possível receber perguntas do público e dar as respostas, em tempo real. Tal prática cria um engajamento entre participante e apresentador, de forma muito mais natural.

Abrir espaço para perguntas e comentários, e não somente no final da apresentação, mas em vários momentos do seminário online, irá transformar a audiência em um participante ativo do webinar.

Como você viu, o engajamento no webinar não é algo impossível, mas requer muito planejamento.

Por isso, a minha recomendação é que você invista mais um pouco do seu tempo e conheça as ferramentas para webinar essenciais para gravar bons vídeos e prepare uma apresentação realmente impactante.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.