Como evitar ruídos na comunicação?

O ruído interno diz respeito aos ruídos psicológico e semântico. Já o ruído externo está relacionado ao ambiente físico (barulhos) e ao estado fisiológico do falante ou do ouvinte. Todos esses tipos de ruído são responsáveis por prejudicar o processo de comunicação a qualquer momento.

Como sabemos, além do aspecto pessoal, a comunicação eficaz também é importante em uma organização empresarial, pois fornece as informações desejadas em tempo hábil e com precisão para desenvolver o entendimento da mensagem e o relacionamento entre os colaboradores.

Buscando evitar que problemas de comunicação aconteçam, confira os quatro tipos de ruídos listados abaixo.

1. Ruído Físico

O ruído físico é qualquer interferência externa ao falante e ao ouvinte, que dificulta a transmissão da mensagem ou sinal.

Alguns exemplos de ruído físico, são:

  • barulho de carros passando;

  • outras pessoas falando alto no ambiente;

  • telefone tocando;

  • música de fundo;

  • barulho do computador ou ar condicionado;

  • entre outros.

2. Ruído Fisiológico

Quando falamos sobre as barreiras fisiológicas de comunicação, elas ocorrem devido à condição física de quem fala ou de quem ouve, podendo prejudicar a efetividade da comunicação e no recebimento das mensagens de maneira clara e precisa.

Tenha em mente que o ruído fisiológico pode ser uma deficiência física, disfunção sensorial e outras disfunções físicas.

Confira alguns exemplos de ruído fisiológico:

  • cansaço;

  • fome;

  • dores de cabeça ou muscular;

  • falar muito rápido ou muito devagar;

  • cegueira;

  • efeitos fisiológicos causados por medicamentos que afetam a maneira como o indivíduo pensa ou sente.

3. Ruído Psicológico

Já os ruídos psicológicos podem ser mais difíceis de detectar, eles se referem às qualidades pessoais que afetam nossa maneira de nos comunicar e interpretar os outros.

Veja exemplos de ruído psicológico:

  • desatenção causadas por problemas pessoais;

  • sarcasmo;

  • emoções, como raiva, tristeza e alegria;

  • sentimentos defensivos e preconceitos pré-estabelecidos;

  • pessoas com doenças mentais graves podem ter problemas para comunicar seus próprios pensamentos ou entender os outros.

4. Ruído Semântico

Por fim, o ruído semântico é a interferência criada quando a pessoa que está falando usa uma linguagem que tem significado diferente para quem está ouvindo. Ou seja, existem interpretações diferentes do significado de certas palavras.

Pense em um evento, quando um dos palestrante usa termos desconhecidos, você não entende o sentido geral das frases. Isso é muito comum nas áreas de direito, saúde e tecnologia, que exigem que os ouvintes tenham mais conhecimento sobre conteúdo abordado.

Exemplos de ruído semântico:

  • uso de expressões,  jargões e regionalismos;

  • uso de termos muito técnicos.


Entre os tipos de ruídos na comunicação, a semântica é uma das mais importante, pois se o ouvinte não entende o significado de algumas palavras ou expressões, não é possível que ele compreenda a mensagem.

Esteja atento a todas as formas de ruídos, já que a comunicação eficaz é fundamental para alcançar o sucesso nas suas apresentações. Identificar e evitar os ruídos auxilia você a comunicar sua mensagem com efetividade e a melhorar seu desempenho.

Invista em ações simples que podem resolver o ruído na comunicação:

  • Criação de padrões de comunicação/processo;

  • Evite expressões e regionalismos;

  • Documentação correta das mensagens;

  • Realização de briefing para alinhamento da mensagem;

  • Treinamento de equipe.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe todos os conteúdos do nosso blog ou entre em contato com a Salamarela!

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Casdoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I Love PPT, PPTop, PPTeach, e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.


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