Storytelling: 4 maneiras de ficar na mensagem

Raramente lembramos de todos os detalhes específicos das histórias que ouvimos, mas guardamos um sentido geral do que a história significava e como ela nos fez sentir. De fato, quando há muitos detalhes que não acrescentam ao tema ou avançam a trama, começamos a perder o interesse.

Este é um erro muito comum cometido em apresentações. Pessoas brilhantes querem mostrar sua inteligência compartilhando todo o seu conhecimento, todas as suas provas e todas as suas ideias. Infelizmente, as pessoas não conseguem reter tanta informação e, quando são bombardeadas com muito conteúdo, tendem a se desligar.

Um profissional experiente sabe que alcançou seu objetivo não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais o que tirar da apresentação. Articulando mensagens poderosamente e eliminando qualquer informação que prejudique o seu storytelling, você permitirá que a ideia principal de sua história seja revelada.

Para ajudar você a manter o foco na mensagem principal, irei compartilhar quatro táticas que irão garantir que seu público receba e se lembre da mensagem principal da sua apresentação.

1. Determine a mensagem principal

Encapsulando sua ideia principal e refletindo sobre seu objetivo, sua mensagem principal é o que você deseja que seja entendido, lembrado e adotado pelo público. Depois de determinar o que é, use ativamente todas as partes da sua história para reforçar essa ideia e corte tudo que não contribua para o seu entendimento.

2. Mantenha-se simples

As mensagens mais eficazes são claras, concisas e, o mais importante, simples. Só tome cuidado para não confundir simples com “emburrecido”. Pelo contrário, simples significa usar poucas palavras para criar um significado máximo. Sua mensagem precisa ser convincente em poucas palavras.

3. Diga de novo

Para que sua mensagem principal seja entendida e lembrada, você precisa tecê-la durante toda a apresentação. Repita várias vezes para reforçar sua importância e convencer seu público de que vale a pena lembrar.

4. Esteja disposto a editar

A edição é talvez o passo mais importante, porém mais difícil, na elaboração de uma história. Para permanecer no seu foco, você precisa estar disposto a cortar tudo e qualquer coisa que não auxilie na entrega de sua mensagem principal. Pode haver exemplos que você deseja compartilhar, uma frase que você ama, ou mesmo um tópico inteiro que te interessa muito, mas se isso não colabora com sua história, você precisará cortar.

Com mensagens claras e vontade de ir direto ao ponto, o sucesso da sua apresentação é garantido.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.