Por que secretárias devem saber criar apresentações?

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Quem exerce a função de secretária precisa estar permanentemente em autotreinamento. Além das salas de aula ou cursinhos de inglês, o cotidiano de uma secretária oferece inúmeras oportunidades de aprimoramento.

Para seguir a profissão é preciso ser uma assessora com inúmeras funções atenta a um mercado de trabalho bastante competitivo, fazendo um trabalho dinâmico, criativo, propondo soluções simples e eficazes.

Essa profissional não é mais submissa a tarefas rotineiras e básicas, mas sim, acaba assessorando grandes executivos e diretores, desempenhando funções estratégicas dentro da organização, como no planejamento e na execução de apresentações para as empresas.

A secretária bem capacitada desempenha um papel de destaque onde trabalha, assessorando e proporcionando comodidade aos seus superiores. Além de saber comunicar-se bem, é preciso que essa profissional saiba como preparar palestras, apresentações, conduzir reuniões e transmitir mensagens.

Sendo assim, é fundamental que a secretária esteja à frente de tudo o que acontece na empresa, domine sua história, serviços e objetivos, sabendo como passar todo esse conhecimento para um e-mail e powerpoint de apresentação. Conheça a fundo o mercado, o público, a persona, os problemas, os custos-benefícios, e acima de tudo, se dedique muito com o compromisso de estar sempre aprendendo algo novo. 

Caso alguns itens da cultura da empresa não estejam claros, pergunte. Aproveite momentos ociosos para ler manuais e regulamentos, ou qualquer documento que lhe seja útil para ficar mais informada. Se você conhecer bem o seu trabalho, sentirá mais segurança para executá-lo com perfeição e preparar apresentações que realmente condizem com os objetivos do seu local de trabalho.

A comunicação deve ser clara, objetiva e flexibilizada de acordo com a cultura de cada empresa, pois, para se concretizar uma comunicação é necessário que a mensagem enviada seja plenamente entendida e recebida pelo interessado. Nessa perspectiva, investir em cursos de oratória, storytelling, design e criação de apresentações se tornou um diferencial importante para os profissionais de secretariado.

Os empregadores buscam secretárias empreendedoras e polivalentes, com perfil de assessora, que estejam interadas das metas e resultados, e sabiam como transmitir informações importantes para o desenvolvimento da empresa. Com a Salamarela você encontra cursos específicos para desenvolver suas habilidades de oratória e apresentações.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.