Pessoas são o maior investimento de qualquer negócio e devem sempre buscar a melhor capacitação para realizar suas tarefas.
Diante disso, o treinamento corporativo personalizado é uma forma de entender as necessidades dos colaboradores e setores, de modo que essas qualificações atendam aos objetivos da empresa.
Entre suas principais vantagens está evitar gasto de tempo e de recursos com treinamentos genéricos e que não trarão os resultados esperados.
Continue lendo para entender a importância desse tipo de processo, as vantagens e quando recorrer a ele.
O que é o treinamento personalizado?
Tenha em mente que o treinamento personalizado é o processo de qualificação e educação da sua equipe voltada para abordagens específicas. Ou seja, os colaboradores serão treinados de acordo com as necessidades da empresa, gargalos das equipes, atualizações do mercado em que atuam e outras particularidades.
Aqui não estamos mais falando de treinamentos corporativos generalistas, maçantes e feitos somente por pura burocracia. Isso porque o conteúdo programático também será diferenciado dependendo da equipe, setor, necessidades e dificuldades de cada um.
Qual é a importância da capacitação para as empresas?
Entenda que a importância do treinamento corporativo personalizado está diretamente ligada à performance da empresa. Afinal, a sua equipe é a força que move o negócio.
Ter a capacitação como parte cultural da organização permite não somente o desenvolvimento pessoal e profissional, mas o crescimento sustentável da empresa e dos colaboradores.
Pensa assim: capacitar, treinar e orientar as pessoas sai mais barato, mais eficiente e até mesmo mais humano do que somente buscar por pessoas perfeitas no mercado de trabalho (o que é impossível).
Benefícios do treinamento personalizado
Sabemos que o conteúdo quando é personalizado e pensando nas reais necessidades de uma empresa, ou equipe, tende a ser mais eficiente. Acontece o mesmo com o treinamento corporativo personalizado.
Confira as principais vantagens desse tipo de treinamento:
1. Conteúdo exclusivo
O primeiro pilar do treinamento corporativo personalizado é focar nas necessidades de cada colaborador, equipe ou setor da empresa.
Isso significa que os treinamentos têm tópicos exclusivos, que são desenvolvidos de acordo com as especificidades a serem trabalhadas. Além de gerar aulas mais eficientes e que realmente resolvam dificuldades dos negócios, torna o treinamento corporativo mais atrativo para os funcionários.
2. Foco em necessidades específicas
O conteúdo programático dos treinamentos personalizados é exclusivo justamente porque consideram as necessidades específicas da empresa.
Dessa forma, na maior parte dos casos, esses investimentos em capacitação consideram os problemas e características de cada setor ou equipe. Então, o treinamento do setor financeiro não é o mesmo da equipe de marketing.
O primeiro critério a ser considerado para elaborar o treinamento é a cultura organizacional. Afinal, as empresas têm processos e políticas diferentes, mesmo que sejam do mesmo setor. Depois, são considerados os problemas internos, falhas e necessidades operacionais.
3. Otimização do tempo
Por fim, outra vantagem do treinamento corporativo personalizado é o melhor aproveitamento do tempo. Ele é direto ao ponto. Isso também acontece porque o conteúdo é exclusivo e focado nas especificidades da empresa e departamentos.
O tempo, além do investimento financeiro, é um dos principais problemas que as empresas enfrentam quando o assunto é treinamento. Lembrando que é preciso parar a rotina de trabalho e os processos para focar nas aulas. É importante desmistificar que isso é um tempo perdido, uma vez que o objetivo é focado em melhorias para as equipes e, consequentemente, elevando os resultados da organização.
Dessa maneira, o treinamento corporativo personalizado vem como uma ferramenta para otimizar o tempo de desenvolvimento.
Quando optar pelo treinamento personalizado?
Vale destacar que o treinamento corporativo personalizado pode ser usado em qualquer momento ou necessidade da organização. Porém, há alguns momentos em que ele se torna indispensável, como:
Expansão da empresa;
Implementação de máquinas, equipamentos, softwares ou processos (mudanças internas, em geral);
Aumento de vendas;
Redução de custos em processos e setores específicos;
Mudanças de legislações.
Esses são apenas alguns exemplos de momentos que devem prezar por treinamentos mais específicos e personalizados.
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Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.