Como usar a psicologia das cores na sua apresentação.

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Como a psicologia das cores pode afetar os seus slides? 

Uma apresentação profissional precisa ser condizente com a identidade visual da empresa, isso significa, entre outros fatores, seguir as cores usadas pela marca para que o conteúdo não destoe da sua comunicação institucional. 

Porém, com o objetivo de tornar os slides ainda mais impactantes, é possível encontrar cores que fazem parte da paleta da empresa, utilizando o site Adobe Color, para usar a psicologia das cores a favor do conteúdo da apresentação.

O primeiro passo é entender para que servem as cores e o que elas transmitem. Estudos analisaram e definiram quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimento, a criação de desejos e muito mais.

Consequentemente, é importante entender como aplicar o significado de tal elemento favoravelmente para a transmissão de informações. Ou seja, é preciso que a sua marca saiba que cores usar para conquistar seus objetivos de marketing.

Não negligencie as cores na sua apresentação. Uma escolha equivocada pode culminar em resultados não satisfatórios. Então, como não errar na paleta? Para facilitar, fizemos um compilado de significados e significantes comumente ligados às cores:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência

  • Rosa: amor, inocência, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade

  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo

  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante

  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição

  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão

  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade

  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade

  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva

  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), estéril

  • Prata: glamour e tecnologia

  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, opulência, prosperidade, grandeza

Agora que você já sabe da importância das cores e como escolher as melhores tonalidades para cada caso, comece a fazer alguns testes e veja como seu público reage durante as apresentações.

Quer saber mais sobre a psicologia das cores e como usá-la para transmitir sua mensagem? Entre em contato com a Salamarela.

Abraços, Nelise Cardoso.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.