Quem se aprofunda na PNL, percebe o quanto o autoconhecimento e a empatia podem melhorar a capacidade de comunicação para transmitir uma mensagem confiável e valiosa ao público-alvo. Continue lendo para saber como funciona essa técnica!
O que é a PNL?
De forma resumida, a Programação Neurolinguística é a técnica que permite uma melhor compreensão do funcionamento interno, ou seja, dos modelos mentais que trazem questionamentos, reflexão e ressignificação da mensagem que será transmitida a partir desse processo.
Tenha em mente que a PNL defende que a formulação das crenças e dos modelos mentais que influenciam o nosso comportamento é resultante das histórias, experiências, valores e vivências que temos ao longo da vida, mas que pode ser reprogramada.
Ou seja, com as técnicas e ferramentas disponíveis na PNL, é possível rever a estrutura interna, desconstruindo e reconstruindo conceitos para alcançar os resultados que você deseja, o que está diretamente ligado à comunicação.
Por isso, dentro da comunicação verbal e não verbal, a PNL trabalha o autoconhecimento, as crenças limitantes e o comportamento, para ressignificar o processo de comunicação interpessoal e intrapessoal.
Benefícios da PNL para profissionais e organizações
Na vida profissional, a arte de se comunicar bem pode ser o trunfo para transformar uma ideia em uma grande oportunidade de negócios. Caso contrário, um grande projeto ou produto pode não sair do planejamento, pela dificuldade de vender a ideia na hora da apresentação.
Também é importante destacar que a comunicação não é somente o que as pessoas falam, mas o que elas transmitem, por isso a PNL é essencial, para desenvolver também as potencialidades da comunicação não verbal, como gestos e olhares.
Confira alguns pontos e como a Programação Neurolinguística atua em benefício de uma comunicação voltada para resultados.
Começar pelo autoconhecimento
Investir no autoconhecimento estimula o desenvolvimento do domínio emocional e a autoconfiança, o que leva a uma comunicação positiva e segura.
Quanto mais você se conhece e às suas limitações, mais você trabalha suas emoções, mudando a forma como você interage com o outro, utilizando sinais conscientes e instintivos.
Saiba quem é seu público
Saiba que a forma como a comunicação alcança o público vai depender da forma como você transmite a ideia, baseado em seus mapas internos e como essa comunicação chega até o outro.
É nesse contexto que a PNL acontece e que relaciona todos os sentidos, para adequar a linguagem e a comunicação à sua audiência e dizer o que as pessoas esperam ouvir, com autoridade, relevância e autenticidade.
Em outras palavras, você deve entender e respeitar o modelo mental das pessoas com que você vai interagir para obter resultados efetivos. A escuta ativa é crucial para que o mapeamento do outro consiga revelar características que viabilizem a comunicação e o alcance.
Ser mais empático
Através da empatia você se coloca na posição do outro. Esse é um desafio difícil, pois o exercício predominante é de olhar para si mesmo sob o ponto de vista do outro e não com as suas próprias crenças, vivências e experiências.
Técnicas usadas na prática da PNL
Na prática, os benefícios da PNL podem ser percebidos em algumas técnicas de comunicação utilizadas na apresentação de projetos e ideias!
Storytelling
Manter a comunicação persuasiva requer a verdade, pois a manipulação pode alcançar um sucesso pontual, mas não se sustenta por muito tempo. No storytelling, a PNL é usada para adaptar o que o outro deseja receber aos seus objetivos, utilizando metáforas para exemplificar situações.
Rapport
Essa técnica tem por objetivo alcançar a efetividade na comunicação, assim a linguagem e os gestos se assemelham para estimular uma interação empática e confiável entre as pessoas envolvidas.
Ancoragem
Gatilhos mentais, sejam eles visuais, auditivos ou cinestésicos estão presentes na vida de cada um de nós e podem ser usados como técnica de ancoragem. Por exemplo, em algum momento do diálogo ou apresentação, você pode usar um elemento importante que ajude a desenvolver ou estimular pontos que validem a confiabilidade da comunicação.
Modelagem
Na modelagem a técnica empregada utiliza-se da influência dos modelos comportamentais e ações positivas de pessoas inspiradoras para sustentar a comunicação em uma apresentação ou conversa importante.
Resultados que a PNL pode oferecer à você
Uma boa apresentação não precisa apenas de estratégia ou em um bom material, mas também de uma ótima performance, que depende do autoconhecimento, de conhecer, compreender o outro e suas necessidades.
Com isso, a PNL pode ajudar a ter uma comunicação persuasiva, não como uma forma de manipulação, mas de convencimento levando em conta a empatia que se traduz no conhecimento das crenças, dos valores, emoções e limitações do outro.
Também convido você a conhecer as soluções da Salamarela e como trabalhamos a comunicação com foco nos resultados!
Abraços,
Nelise Cardoso – Salamarela.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.