Mesmo trabalhando há anos, muitos profissionais não se sentem confiantes para falar em público quando precisam se apresentar diante de um número maior de pessoas e transmitir uma mensagem importante.
Se esse é o seu caso, a boa notícia é que existem técnicas para ajudar a melhorar a dificuldade de se comunicar com desenvoltura durante apresentações. Neste post você vai entender mais sobre a importância de ser autoconfiante para falar publicamente e descobrir dicas de como desenvolver essa característica no dia a dia.
Por que a autoconfiança é importante?
No trabalho ou durante uma apresentação, surgem problemas e desafios a serem resolvidos e superados. Além do conhecimento técnico, em muitos casos, gestores e líderes precisam da autoconfiança, para transmitir segurança à quem os ouve.
Porém, enquanto muitos conseguem ser claros e objetivos ao falar em público, outras pessoas sentem dificuldades de se expressar. Por isso, ser autoconfiante é um dos princípios básicos da personalidade de quem deseja ter sucesso em apresentações.
Inevitavelmente, as pessoas esperam que você diga o que precisa ser feito, para só então dar início às suas atividades. Ou seja, a autoconfiança é uma habilidade que você precisa desenvolver para conseguir passar credibilidade em seus discursos.
Aqui eu quero aproveitar para reforçar que um dos primeiros aspectos de fortalecimento da autoconfiança é acreditar em suas capacidades, ou seja, identificar seus pontos fortes e valorizá-los. Mas você não deve esquecer dos pontos fracos, pois eles devem ser superados todos os dias, sem perder tempo com pensamentos negativos.
Técnicas para trabalhar a autoconfiança
Precisa melhorar sua confiança durante as apresentações, ou até mesmo no dia a dia? Eu separei algumas dicas que podem ajudar você a criar em si uma postura de convicção e segurança.
Tenha por perto pessoas positivas
Pessoas positivas preferem enxergar o copo meio cheio. Esteja perto dessas pessoas porque elas são referências importantes de como ter autoconfiança e conseguir falar em público sem se sentir desconfortável. No ambiente profissional, quanto mais saudável for o ambiente nesse sentido, mais fácil será trabalhar a autoconfiança.
Deixe os medos no passado
É comum nós criarmos padrões e conceitos limitantes no ambiente social ou familiar, que nos impede de crescer e nos comunicar com eficiência.
É verdade que encarar as pessoas e ser o centro da audiência pode até gerar receio, mas se você estiver seguro da sua capacidade, continue compartilhando suas ideias.
Aos poucos o medo dará lugar à segurança, e você irá se apresentar diante de um público interessado no que você tem a dizer.
Cuide da autoestima
Vale ressaltar que a autoestima é um dom que somente você pode desenvolver. Isso porque ela não tem a ver com a imagem externa, mas sim com tudo o que você traz internamente e deseja que as pessoas vejam e admirem.
Por isso, eu digo que a autoconfiança está diretamente ligada à autoestima elevada. Uma depende da outra.
Tenha inteligência emocional
Inteligência emocional nada mais é do que equilibrar as emoções, priorizando um ambiente harmonioso e relacionamento saudável.
Quem está na posição de liderança ou de apresentador tem a missão de disseminar, por meio das palavras, mensagens que estimulem ações positivas. Quanto mais autoconfiança você tiver, mais as pessoas vão sentir o desejo de seguir os seus passos.
Sendo assim, trabalhar a autoconfiança é tão importante quanto desenvolver habilidades técnicas e adquirir conhecimentos. Nós da Salamarela podemos te ajudar, pois em nossos cursos ajudamos líderes e pessoas a desenvolverem uma boa oratória a aprender como desenvolver a autoconfiança para falar em público.
Abraços,
Nelise Cardoso – Salamarela.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.