Globalmente, as democracias estão passando por transformações. Estamos acompanhando a diminuição da relevância dos partidos políticos, exemplificada com a eleição de um empresário como Donald Trump, sem nenhum histórico anterior de vida pública, ou a ascensão de Jair Bolsonaro, um político antes sem expressão, nas pesquisas para a presidência do Brasil.
Esse cenário é consequência de mudanças de sociedades globalizadas, que não se sentem mais representadas. Nesse sentido, há um grande impacto em nossas relações, não só as institucionais, com os governos, mas também na política no sentido amplo, como um espaço aberto de diálogo, essencial para que as relações sociais aconteçam.
O espaço político está se transformando e não há nenhum especialista que consiga dizer com certeza para onde vamos. Os fatos mostram que estamos, como sociedade, reivindicando novas formas de existir no mundo, sem depender de partidos ou normas que não façam sentido para o indivíduo.
Qual o impacto disso para as empresas?
As demandas por diversidade e inclusão de minorias políticas, aquelas que não são necessariamente minorias em números, mas em posições de poder.
As grandes empresas já perceberam esta demanda e, ao mesmo tempo, as vantagens competitivas de implementar políticas corporativas direcionadas à diversidade. No entanto, ainda há longos caminhos a serem percorridos, especialmente porque ainda vemos decisores que enxergam esse tema como uma pauta orientada ideologicamente, não como demanda de mercado.
É necessário pensar essa questão por outro ângulo. Em 2015, a Mckinsey publicou um relatório que mostra melhores performances financeiras em empresas com políticas direcionadas à diversidade. Outras consultorias fizeram o mesmo. É necessário encarar como um fato, uma demanda de mercado, que gera diversas vantagens competitivas.
Se você está interessado em adentrar uma prática ainda tão inexplorada, venha bater um papo com a gente nos dias 29, 30 de outubro e 05, 06 de novembro/18 aqui na Salamarela. Nosso ponto é demonstrar que olhar para esta questão com mais generosidade é fundamental para qualquer negócio contemporâneo, seja a empresa pequena, média ou grande. Inscreva-se! Acesse http://34.148.92.33/curso-id-diversidade
Por Carol Mendes
Colaboradora da Salamarela, Relações Públicas e Professora.