3 principais mitos de uma apresentação e como fugir deles

Trabalho há anos com apresentações e desenvolvendo soluções de comunicação. Nesse período, escutei muitos mitos sobre apresentações corporativas.

Hoje, sou muito mais experiente e percebo que ainda há muito o que “desmistificar” desse universo. Por isso, resolvi falar sobre os 3 maiores mitos de uma apresentação. Confira:

MITO #1: Uma apresentação não deve ter mais de 15 slides.

Eu não entendo porque alguém vira para sua equipe e fala: “Esse é o conteúdo para a apresentação. Só temos 40 minutos para falar. Faça uma apresentação de até 15 slides, por favor.”

Acontece que slide é de graça! Você não precisa economizar na quantidade de slides para criar uma apresentação.

Além disso, não há relação entre quantidade de slides e tempo da apresentação. Se você precisa apresentar 4 gráficos para a diretoria, vai demorar mais tempo se apresentar os 4 no mesmo slide ou os 4 gráficos em 4 slides diferentes?

Exatamente, não faz a menor diferença! A única diferença é que você terá slides mais cleans e com uma mensagem mais clara se apresentar os gráficos em slides diferentes. E isso é ótimo.

Lembre-se que o que determina quanto tempo vai durar sua apresentação é o conteúdo.

MITO #2: Quem não é designer não cria slides bonitos.

O que mais me encanta nas apresentações que vejo são slides diretos ao ponto, sem muita firula, com uma mensagem clara e objetiva.

Slide tem a ver com bom gosto e, principalmente, referências! Você pode se inspirar nas conferências da Apple e no Google I/O, conferência anual do Google que mostra os lançamentos da empresa ao mundo. Em ambos os eventos – transmitidos globalmente – nota-se uma semelhante: os slides.

As apresentações são impactantes, com um discurso persuasivo e que deixa todos nós com vontade de comprar tudo que está surgindo no mundo da tecnologia. Mas os slides em si são simples, com poucas palavras, muitas imagens, apenas uma informação por slide.

Isso significa que qualquer pessoa consegue fazer um slide bonito! O que falta é um bom planejamento e um excelente roteiro. Esses sim vão guiar sua apresentação e torná-la um verdadeiro sucesso.

Quem fala que é preciso ser designer para criar um slide legal está usando isso como desculpa.

Se você é antenado, busca referências e tem um objetivo claro, você consegue criar uma apresentação bonita e impactante. Tenha claro na sua cabeça que é preciso treinar constantemente e se atualizar sempre..

MITO #3: Um slide é seu texto do Word resumido em tópicos.

O que mais incomoda o público em apresentações são os slides lotados de textos. Independente da área, empresa ou cargo, esse (ainda) é um grande problema no mundo das apresentações.

Os profissionais – também serve para estudantes – acham que construir um PowerPoint é simplesmente transformar o texto que você fez no Word em tópicos. Simples assim. Releia seu texto, destaque os pontos mais importantes e resuma em tópicos.

Mas isso está errado. Uma apresentação é sobre contar uma história, com início-meio-fim, independente do tema e da área que você atua.

Mesmo que seja um trabalho acadêmico, da graduação mesmo, você precisa pensar na introdução, no clímax, no problema e apresentar uma solução, para só depois disso, encerrar. Mas o que acontece na prática é que todo mundo está sempre com pressa e deixa tudo para a última hora.

Pense no roteiro, na estrutura e, principalmente, como vai começar e terminar sua apresentação. O primeiro e o último slides são fundamentais, então invista um bom tempo pensando neles.

Gostou das dicas? Quer transformar seus slides chatos em apresentações profissionais para ganhar destaque no seu emprego? Então conheça os cursos da Salamarela.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.