7 histórias universais que ainda entretém o público

Traçar a história da apresentação é um obstáculo comum até mesmo para o contador de histórias mais experiente. As opções parecem infinitas. Mas e se você soubesse com clareza quais são 7 tramas universais que sustentam todas as histórias? E se encontrar o caminho certo pudesse dar vida ao seu discurso e cativar o público?

Basta fazer uma análise mais crítica para perceber como nossas histórias mais amadas se enquadram em apenas 7 tipos distintos de narrativa. Isso mostra como contar histórias é um meio de comunicação tão universalmente poderoso.

Aqui vou delinear quais são essas narrativas para você. Esta não é uma lista infalível, mas apenas tente pensar em um livro, filme ou peça que não se enquadre em nenhum desses tipos de trama e perceba como é difícil fugir dessas histórias.

1 – VENCENDO O MONSTRO

O que Beowulf e Star Wars têm em comum? Em ambas as histórias, o personagem principal se propõe a derrotar um vilão poderoso ou uma força do mal que está ameaçando sua casa.

Frequentemente, pode parecer que as probabilidades estão contra o herói, mas sua coragem e desenvoltura os ajudarão a superar a ameaça.

Use para:

  • Falar sobre sucesso apesar das probabilidades estarem contra você

  • Discutir as lições de vida que um encontro como este lhe ensina

  • Demonstrar como você, sua equipe ou empresa se tornou mais forte durante a adversidade

2 – VENCER NA VIDA

Um herói de origens humildes ganha aquilo que deseja – dinheiro, poder, um parceiro – antes de perdê-lo e ter que lutar para recuperá-lo.

O personagem principal geralmente morde mais do que pode mastigar e não consegue lidar com seu sucesso, antes de crescer pessoalmente e recuperar o que deseja.

Use para:

  • Falar sobre a importância de reconhecer seus erros

  • Discutir os benefícios de assumir riscos e aceitar vulnerabilidades

  • Demonstrar como seu protagonista conquistou o sucesso atual

3 – PARTIDA E RETORNO

O personagem principal viaja para um lugar desconhecido, encontrando novos personagens e superando uma série de provações, enquanto tenta voltar para casa. Suas novas amizades e sabedoria adquirida permitem que ele encontrem o caminho de volta novamente.

Este enredo é comum na literatura infantil porque muitas vezes envolve o personagem principal descobrindo uma terra mágica para explorar.

Use para:

  • Falar sobre os benefícios de se abrir para novas experiências

  • Mostrar o que seu protagonista aprendeu em suas viagens

  • Demonstrar o poder da amizade

4 – A BUSCA

O herói sai em busca de um prêmio específico, superando uma série de desafios e tentações. Eles podem ter falhas que os impediram no passado e que eles precisarão superar para ter sucesso.

Ele ou ela geralmente é acompanhado por um grupo de companheiros com habilidades complementares que o apoiam ao longo do caminho.

Use para:

  • Falar sobre a importância de manter suas convicções

  • Mostrar como seu protagonista cresce emocionalmente para ser capaz de ter sucesso

  • Demonstrar o poder do trabalho em equipe

5 – COMÉDIA

Uma comédia é uma história alegre que se concentra em alguma confusão (muitas vezes envolvendo mal-entendidos) levando ao conflito antes de uma conclusão feliz e celebrações.

Às vezes, a comédia se concentra em um herói e uma heroína que estão destinados a ficar juntos, porém as forças externas continuam separando-os. No final, a confusão é esclarecida e todos ficam felizes.

Use para:

  • Falar sobre as primeiras dificuldades de uma parceria – romântica, social ou de negócios

  • Discutir o que seu protagonista aprendeu ao negociar uma situação difícil

  • Demonstrar como ambas as partes agora se acomodam e apóiam uma à outra

6 – TRAGÉDIA

O personagem principal é essencialmente bom, mas tem falhas e está frustrado com sua vida. Ele enfrenta a tentação e é compelido a quebrar as regras de sua sociedade, desencadeando uma série de eventos que levam à sua queda ou morte.

Às vezes, o personagem começa a se arrepender de suas escolhas no final da história, mas muitas vezes é tarde demais e ele morre ou é arruinado de qualquer maneira. A queda desse personagem é apresentada alternadamente como um evento positivo ou negativo.

Use para:

  • Usar o personagem principal para representar e explicar um problema mais amplo na sociedade

  • Comprar seus próprios valores e princípios com os deles

  • Demonstrar como não fazer as coisas e o que podemos aprender com seus erros

7 – RENASCIMENTO

O personagem principal é uma pessoa má ou desagradável a quem se mostra o erro de seus caminhos e se redime ao longo da história.

Normalmente é necessário um valor de resgate para ajudar o vilão a fazer essa transição. As figuras de redenção geralmente vêm na forma de uma criança ou do interesse amoroso do personagem principal, e seu trabalho é revelar o quão distorcida é a visão de mundo do vilão.

Use para:

  • Falar sobre uma experiência esclarecedora

  • Mostrar a importância de ter o apoio de entes queridos

  • Demonstrar que todos têm a capacidade de mudar para melhor

Todos esses tipos de enredo têm uma contraparte sombria – aquela em que o começo é triste, mas se transforma em uma história feliz. A exceção a isso é a trama da Tragédia, que já termina sombriamente.

É claro que esses tipos de enredo não são o começo e o fim da narrativa. Se você tem uma ideia que não se enquadra nessas categorias, ou mesmo que combina algumas delas, coloque em prática! 

Mas espero que este guia rápido tenha ajudado você a escolher o tipo de enredo que melhor amplificará sua mensagem na próxima apresentação ou discurso que for desenvolver.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.