Você já usou perguntas para engajar e interagir com o público? Essa é uma estratégia de retórica para aproximar a plateia do orador.
A retórica se tornou um elemento fundamental para a composição de apresentações e textos. Trata-se de um conjunto de normas, técnicas e estratégias para não só se comunicar bem como também persuadir, convencer e instigar pessoas com objetivos distintos.
Quando apresentamos nossos argumentos, seja pela fala ou escrita, o público deve entender o nosso ponto de vista, mesmo antes de aceitar os nossos argumentos. Esse é o objetivo da retórica, fazer com que os outros aceitem o nosso ponto de vista.
Os estudos de Aristóteles focaram na retórica, que se divide em três aspectos fundamentais: pathos, ethos e logos. Ethos apela para ética, Pathos ao sentimento ou às emoções, e Logos para a lógica. Esses três aspectos são considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão. Entendê-los permite envolver o público ao qual nos dirigimos.
Pathos significa “sofrimento e experiência”. Na retórica de Aristóteles, isso se traduz na habilidade do orador ou escritor de provocar emoções e sentimentos no seu público. Esse aspecto busca gerar empatia com o público. Quando o orador utiliza os seus valores, as suas crenças e compreensão, comove a plateia e se comunica com ela através de uma história.
O segundo aspecto, Ethos, significa caráter e moral e vem da palavra ethikos. Seu intuito é transmitir credibilidade e identificação com o público. Para isso, o orador deve ser confiável e respeitado como um especialista no assunto analisado, o conteúdo também deve ser apresentado de forma eficiente.
O tom e o estilo da mensagem são fundamentais para ethos. Além disso, é a forma como o orador convence o público de que está qualificado para falar sobre o assunto, como o seu caráter ou autoridade podem influenciar a audiência independentemente da mensagem.
Por fim, Logos significa palavra, discurso ou razão. É o uso da razão e do raciocínio para construir um argumento, é o raciocínio lógico por trás das declarações do orador. Logos se refere a qualquer tentativa de apelar ao intelecto do público.
Estar ciente dessas três estratégias da retórica de Aristóteles pode nos ajudar a preparar discursos memoráveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a Salamarela.
Abraços, Nelise Cardoso.
Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.