Liderança e sucesso: dicas que você precisa conhecer

Ser reconhecido como um líder de sucesso não é uma tarefa fácil. É preciso trilhar um caminho de muito trabalho, doação e… poder simbólico!

Esse poder simbólico é transmitido por meio da linguagem. Ele diz respeito aos termos específicos que acabam se propagando em uma certa área do conhecimento.

Porém, para ser um líder, não basta ter domínio do poder simbólico corporativo. É necessário dominar também as atitudes de um verdadeiro guia. Você deve ser confiável o suficiente para que seus liderados acreditem nos objetivos da empresa.

Pensando em ajudar no desenvolvimento de lideranças de sucesso, separei dicas para que você se destaque como líder. Confira: 

Dicas para ser um líder de sucesso

É tudo uma questão de autoconhecimento e esforço. Líderes entendem quais são seus pontos fortes, assim como também procuram desenvolver novas competências.

Para ser uma liderança de sucesso, você deve adquirir um misto de conhecimento técnico, com habilidades humanas. Estou falando de escuta ativa, criatividade e outras qualidades comuns aos indivíduos inspiradores. 

1. Para ser um líder de sucesso, seja um líder!

Entenda que colaboradores de hoje querem um líder e não um chefe. Se você sente que intimida a equipe só por estar no mesmo ambiente que eles, algo está errado.

Para resolver esse problema, é preciso refletir sobre as atitudes que você vem tomando ao longo do seu tempo como líder. Ser um líder, afinal de contas, é estar sempre se autoavaliando e buscando a melhoria constante!

2. Transmita segurança aos seus liderados  

Para evitar que você siga o estereótipo de chefe, dê segurança aos seus liderados. Encoraje-os a se expressar e dividir suas ideias com você. É importante deixar isso bem claro – afinal, quanto menos dúvidas seus liderados tiverem, menos retrabalho haverá.

3. Faça acontecer

Para ser um líder de sucesso, você precisa saber agir. Encontrar espaço para o diálogo e tirar daí insights para uma conclusão estratégica é o segredo. Nada de ficar esperando que as decisões caiam do céu! Você é o líder e precisa tomar essa responsabilidade para si.

4. Saiba como se comunicar

Um líder de sucesso sabe não apenas como expressar sobre si mesmo, mas também o que está acontecendo na empresa. Os colaboradores precisam saber como andam os negócios para sentir segurança.

Não omita os resultados. Se as coisas não estão tão boas assim, motive a equipe explicando que vocês recuperarão as metas juntos! Isso também vale para as suas expectativas quanto a cada funcionário. Dizer exatamente que tipo de atitude e crescimento você quer ver, torna o trabalho de todos mais claro e fácil de ser feito.

5. Opte por ser transparente

Nunca minta para os seus colaboradores. 

Isso vale para todo e qualquer tipo de situação: resultados ineficientes, demissões ou até mesmo problemas pessoais. Lembre-se que antes de você ser um líder, você é parte da equipe.

6. Construa uma equipe que pensa

Você deve provocar sua equipe intelectualmente para que ela seja e ofereça mais. Se possível, é sempre melhor trabalhar essa questão também individualmente, para que floresça o melhor de cada colaborador.

7. Trabalhe a autonomia da equipe

Seja um líder que dá autonomia suficiente para que seus liderados saibam trabalhar na sua ausência. Dessa forma, você assegura um time mais proativo e dinâmico.

8. Seja exemplo

Líderes de verdade dão o exemplo: desde como se comportar profissionalmente a como realizar as tarefas da melhor maneira possível. Então jamais trabalhe com desleixo. Sirva de espelho aos seus funcionários. Não esqueça: você representa o nível de excelência ao qual todos aspiram chegar.

9. Reconheça o bom desempenho

Às vezes é mais fácil reparar no que está ruim, mas bons líderes sabem reconhecer esforços – além de resultados. Isso demonstra confiança na equipe e consciência de que, com trabalho duro e coletivo, dá para chegar nos objetivos estipulados.

10. Também reconheça o mau desempenho

Pode parecer muito fácil tecer críticas construtivas a um trabalho que não ficou tão bom assim, mas a tarefa pode ser bem complicada. Exige bom senso, sensibilidade e educação. Também é necessário que você conheça bem o seu colaborador para entender qual é a melhor maneira de conversar com ele. 

Vale ressaltar: jamais seja condescendente.

11. Esteja de olho nos talentos da equipe

Os verdadeiros líderes sabem que heróis não existem e que a chave para o sucesso é extrair o talento que cada um da equipe tem para algum ponto ou outro. Você deve descobrir como utilizar a habilidade de cada um da melhor maneira possível – afinal, todos nós temos algum tipo de skill especial.

Gostou das dicas? Então aproveite para agendar uma conversa conosco para ressaltar todos os seus pontos de liderança.

Abraços,

Nelise Cardoso – Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, especialista em comunicação e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, PPTeach e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.