Como criar títulos que transmitem a mensagem do meu slide?

photo-1485458029194-00cff7de3ef7.jpeg

Apresentação impactante! É esse o resultado que muitos esperam de suas apresentações profissionais.

Mas, quais são os elementos que devem fazer parte de uma apresentação impactante? Em comunicação, atrair a atenção das pessoas está conectado com a surpresa do interlocutor, e também com a velocidade da transmissão da informação. Uma informação que demora para ser transmitida não será impactante. 

Por isso, evite textos longos e dê uma atenção especial aos títulos, para que eles comuniquem com eficácia sua mensagem. Um bom título desperta o interesse do público. 

No entanto, criar um título interessante, que chame atenção, gere impacto e garanta a atenção da sua plateia ao seu conteúdo, nem sempre é tão simples assim… Para te ajudar, eu separei 5 dicas para criar títulos impactantes para sua apresentação:

photo-1552912276-dde406237918.jpeg

1 . Qual sua relevância?

O público vai se conectar melhor com uma apresentação que se propõe a resolver um problema dele. Então, antes de pensar nos seus títulos, entenda quais são os problemas que você pode resolver para a sua plateia. Quais respostas eles buscam? Saber conectar o seu título à resolução de um problema importante do seu público-alvo é o primeiro passo para chamar atenção para a sua apresentação.

2 . Use o suspense a seu favor

Porém, ao sugerir a resolução de um problema, crie suspense. Não faça um título que entrega toda a resposta. Saiba trabalhar com a dúvida deles. Uma dica para criar um título com suspense, é propor uma pergunta retórica. Uma pergunta que seu público já deve ter se feito anteriormente. Assim você reacende a dúvida e cria o suspense para a resolução.

3 . Promova expectativas

Um bom título de apresentação é capaz de gerar expectativa na mente de quem se interessa por aquele assunto. Ao mesmo tempo, esse título pode entregar uma informação primária para a plateia, aquela que ainda não resolve o problema, mas que será trabalhada no decorrer da apresentação. 

4 . Não se alongue

Títulos devem ser breves! Ou seja, crie títulos que sejam twitáveis (com no máximo 140 letras, ou 8 a 12 palavras). A ideia aqui é trabalhar mensagens mais rápidas e diretas. Lembre-se de impactar: quanto mais rápida for a transmissão da mensagem, mais impacto você vai ter no seu título.

5 . Pense no tom da conversa

Qual é o melhor tom para suas apresentações? O tom, quando transmitido através do título da apresentação, é um componente muito importante para a “promessa” que você faz ao seu público logo no início.

Para encontrar o tom ideal para a sua apresentação, determine como você deseja que sua plateia se sinta em relação conteúdo. É importante que o tom escolhido seja transmitido já no título, dependendo da escolha das palavras, você terá títulos mais duros, divertidos, provocadores, entre outras opções.

Uma última dica para criar títulos inesquecíveis, é utilizar a técnica AIDA. Essa é uma técnica bem simples para explicar os 4 elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do usuário. O acrônimo AIDA pode ser traduzido como:

  • Atenção

  • Interesse

  • Desejo

  • Ação

É um ciclo que você precisa seguir para ter ideias de bons títulos.

Atenção é simples. Você deve usar uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do público,

Você deve despertar o interesse mencionando o principal benefício do que você tem a dizer. O desejo de acompanhar a apresentação precisa ser despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência.

Finalmente, faça uma chamada para ação nos títulos, sempre que você considerar pertinente.

Entenda que os títulos são importantes para a construção do seu slide e devem trazer a mensagem que você deseja passar de forma humanizada, deixando claro para a sua plateia qual a sua ideia.

A Salamarela pode te ajudar a construir títulos memoráveis, fale conosco.

Abraços, Nelise Cardoso - Salamarela

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, Eco e Talk like a Boss. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.