LISTAMOS 5 DICAS DE MEDIA TRAINING PARA VOCÊ.


Certamente você já ouviu falar nesse treinamento. De alto executivos a jogadores de futebol, ele é indicado a todos aqueles que querem construir um relacionamento ético e sólido com a imprensa. É recomendado também para quem não quer passar vergonha e se ver em um episódio do Porta dos Fundos.

O Media Training descontrói a célebre frase de Lacan, que diz que “Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou”. É a sua reputação, a sua marca, o seu produto que está em jogo, logo é preciso ser claro, objetivo e relevante para garantir uma boa reportagem.

Entre teoria e exercícios práticos, esses treinamentos ensinam:

  • Assim como uma em uma apresentação, você precisa conhecer o público-alvo. Neste caso, quem é o jornalista, que matérias ele assinou nos últimos meses, qual o tom delas e o que o veículo dele entende como noticia.
  • Feita a lição de casa, Milton Jung, âncora da CBN e autor do livro Comunicar para Liderar, recomenda a Sequência de Motivada de [Alan H.] Monroe para ajudá-lo na definição da mensagem. Para o especialista, é importante refletir sobre como chamar a atenção desse público, por que ele precisa de você ou do seu produto, como satisfazer a necessidade dele, como fazê-lo enxergar os benefícios e qual o passo de ação.

  • Ajustar sua mensagem para o que é relevante para o jornalista é fundamental para passar confiança e para conduzir a entrevista. “O repórter fará isso, se você não o fizer. Ele sai da redação com um objetivo e quer voltar com um resultado”, explica Regina Villela, em “Quem tem medo da imprensa”.

  • Não se esqueça da linguagem corporal. Repare como os âncoras da TV se posicionam em frente às câmeras. Mesmo longe delas, demonstrar confiança é fundamental. Evite braços cruzados, relaxe os ombros e mantenha os olhos no interlocutor.

  • Lembre-se que o jornalista não tem interesse no que é melhor para você, mas no que atende as necessidades e desejos do leitor, ouvinte ou telespectador dele. Em geral, merece uma entrevista individual ou coletiva o assunto que mobiliza as atenções e têm impacto sobre a vida da população.

Conhece o portfólio de treinamentos da Salamarela? Fale conosco.


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email. Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!