E SE VOCÊ FOSSE CONVIDADO PARA OTEDxSãoPaulo?


O que você sentiria se tivesse que subir ao palco montado no Allianz Parque para palestrar ao lado de nomes como Bel Pesce, Clóvis de Barros Filho e Bruno Kioshi? Euforia ou Pânico? Se você tem medo de falar em público, seus problemas estão com os dias contados. Chris Anderson, presidente e curador-chefe do TED, decidiu ampliar seu legado e deixar um manual para quem quer se comunicar com eficiência e/ou mudar o mundo com suas ideias.

O que você sentiria se tivesse que subir ao palco montado no Allianz Parque para palestrar ao lado de nomes como Bel Pesce, Clóvis de Barros Filho e Bruno Kioshi? Euforia ou Pânico?

Se você tem medo de falar em público, seus problemas estão com os dias contados. Chris Anderson, presidente e curador-chefe do TED, decidiu ampliar seu legado e deixar um manual para quem quer se comunicar com eficiência e/ou mudar o mundo com suas ideias.


Essa é a proposta do livro TED Talks – O Guia Oficial do TED para falar em público, que se apoia nas três décadas de experiência da organização. “Numa época em que as ideias certas, apresentadas de forma certa, podem correr o mundo na velocidade da luz, gerando cópias de si mesmas em milhões de mentes, é extremamente útil criar os melhores meios de disseminá-las, tanto para você, um possível palestrante, quanto para nós, que precisamos saber o que você tem a dizer”, explica Anderson, no prólogo.

O Segredo.

O presidente do TED desmistifica a ideia de que há uma fórmula infalível para criar palestras de alto nível. Em 21 capítulos, ele oferece um conjunto de ferramentas que devem ser utilizadas de acordo com a conveniência do speaker e da audiência. Utiliza seu acervo valioso e acessível para discorrer sobre roteirização, recursos visuais, figurino e relevância, por exemplo. Entre tantas dicas, Anderson alerta: “Suas únicas obrigações reais ao dar uma palestra são ter algo de importante a comunicar e se mostrar autêntico à sua maneira”.

Junto com o livro, o TED também colocou no ar um vídeo de Chris Anderson, no qual compartilha quatro dicas:
1. Limite a sua apresentação a apenas uma boa ideia.
2. Dê à sua audiência motivos para se importar
3. Apresente sua ideia a partir do foco do cliente.
4. Faça com que valha a pena compartilhar a sua ideia.
 

Qualquer semelhança com o trabalho da Salamarela não é mera coincidência. ;)

Em São Paulo.

O TEDx acontece desde 2009 e consiste em reproduções autorizadas da experiência ao estilo TED. Estima-se que ocorram mais 2500 eventos por ano em 150 partes do mundo. São Paulo é uma delas. O nosso TEDx acontece na próxima segunda-feira, dia 06, das 10h30 às 20h. Mais informações e ingressos aqui.


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email. Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!