O BRANDBOOK É BEM MAIS QUE UM MANUAL DE REGRAS. APROVEITE SEU POTENCIAL!


Há quem ignore sua existência; outros o consideram um Ato Institucional, que rege a aplicação do logo e inibe a criatividade. Não é nada disso!

O Brandbook tem a missão de resguardar a marca, cujo valor de mercado vale, em alguns casos, mais do que a própria empresa. Por isso, seu objetivo não se resume a simplesmente à aplicação do logo. Este documento expressa os valores, o propósito e a forma como essa companhia se comunica com os seus stakeholders. Estão definidos ali o tom de voz, o estilo fotográfico, a tipografia e a paleta de cores, por exemplo.

Receita do sucesso.

Você até pode confiar na sua intuição para fazer um bolo, mas um resultado bom é mais garantido quando você segue o livro de receitas. O mesmo se aplica ao Brandbook. “Ele é um facilitador e não um limitador. Abre caminhos e mostra até onde a marca pode ir. Uma paleta de cores previamente definida não é capaz de restringir a criatividade”, esclarece Nelise. Com a experiência de quem aplica e cria também Brandbook para clientes, listamos três dicas para tornar este “relacionamento” mais fácil:

1. Leia o Manual. O Brandbook é a ferramenta para entender como a sua marca se relaciona com o seu consumidor ou como o seu público interage com a sua marca. Está tudo ali, simplificado para você.

2. Fonte de Coerência. Não crie "confusões" na cabeça do seu consumidor. O risco é alto para quem inventa uma linguagem visual desalinhada ao universo da marca. Lembre-se: seu cliente inevitavelmente se identificará com alguém. Por que abrir espaço para a concorrência?

3. Sua Bússola. Use o brandbook para orientar criativos e fornecedores na elaboração de todo e qualquer material. Isso facilita e otimiza tempo, além de evitar "surpresas".

Ficou com alguma dúvida? Sua empresa precisa de um Brandbook? Fale com a gente!
 


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email. Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!