ENTENDA PARA QUE SERVEM OS ÍCONES NAS APRESENTAÇÕES.


Você mataria qualquer fashionista do coração se dissesse que um acessório é um detalhe bonitinho em um look. O mesmo vale para a aplicação de um ícone em um slide. O acessório na moda e o ícone na apresentação não são supérfluos em uma composição. Eles têm uma função bem clara: ajudá-lo a contar a sua história.

Como?

Ora, imagine que você precisa mostrar em uma apresentação os desafios de mobilidade em uma determinada cidade, onde a população e os visitantes podem se deslocar por avião, trem, ônibus, carro e bicicleta.

Você pode contar essa história de diversas maneiras e utilizando diferentes ferramentas, de acordo com a sua audiência e o seu objetivo. Você pode criar tabelas, gráficos, infográficos, timelines e ícones. Esses últimos orientam o olhar e facilitam a compreensão ao apresentar a informação de forma lúdica e rápida.

Quer outro exemplo?

No dia a dia, nós abusamos dos Emojis para expressar nossos sentimentos e reações em uma conversa no WhatsApp. No tom correto, esses ícones também podem ser utilizados em outros campos. Lembra da campanha de Emojis do Itau? Eles foram utilizados com um propósito. Ao Clube da Criação, Nizan Guanaes, sócio fundador do Grupo ABC, informou que a campanha era dar mais um “passo para aproximar e humanizar o banco”. Os emoticons foram escolhidos porque “são perfeitos para inserir o Itaú nessa nova conversa que hoje é a cara do meio digital”.

Você precisa ter em mente:

1. Não perca relevância - O ícone precisa estar associado a sua história para tornar a apresentação mais persuasiva e assertiva. Separamos alguns exemplos de aplicação no Pinterest para você.

2. Bom senso é a principal regra - Menos é mais também aqui! Se o ícone não é um adereço de carnaval, não deve ser utilizado em abundância.

3. Acessibilidade - Você não precisa se descabelar para criar o seu! É possível fazer download de ícones bem bacanas na internet. Recomendamos dois: o Entypo, que oferece 250 opções, e o Flat Icon, que disponibiliza ícones com fundo transparente. É possível também permite selecionar a cor mais adequada para a sua composição.

É muita responsabilidade e muito amor!


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email . Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!