Nós precisamos falar de Cores.


Esse é um detalhe subestimado pela maioria das pessoas e que pode fazer a diferença na sua apresentação e até no seu negócio. Poucas empresas valorizam esse item. A Disney é uma
delas e faz desse detalhe o ponto de partida do seu processo de planejamento.

No best-seller “Nos bastidores da Disney”, Tom Connellan conta que, antes de construir qualquer coisa, eles planejam as cores. “John Hench prepara todas as cores. Ele foi um dos novos artistas originais. Está hoje com mais de 80 anos, mas é quem cuida das cores para todos os locais: Paris, Tóquio, Epcot. É ele quem define as cores de cada hotel. Ele chega a definir as cores para as calçadas levando em conta detalhes como o ângulo de incidência dos raios solares em diferentes épocas do ano. Ele projetou a iluminação noturna da grande esfera do Epcot para montar a tonalidade púrpura adequada. A atenção aos detalhes permeia tudo.

Em uma apresentação não é diferente.

A Nelise sempre diz que a cor é um dos elementos mais importantes de uma composição. Ao adicionar mais ou menos contraste, você destaca informações e desperta sensações. O ideal é criar uma paleta e usar até três cores nos slides.

Outras dicas são:

1. Avalie o contexto da sua história. Se a sua apresentação é mais sóbria, prefira cores com menos contraste. Se é mais dinâmica, abuse do contraste.

2. Use sempre três cores: uma para texto corrido, duas para criar o contraste.

3. Estude. Não subestime o significado das cores. Para ajudar, criamos um painel no Pinterest com diferentes composições e explicações.

4. Inspire-se nos filmes. Eles também têm uma paleta de cores e brincam bastante com o contraste para criar situações e incitar emoções em você.

Não perca o post da próxima quinta!

Está convencido de que o cuidado na escolha das cores não é exagero? Por que você acha que a Disney investiria nisso? Se precisa ainda de mais um argumento, recorremos a Connellan: " Se vocês soubessem que uma atenção maior a alguns detalhes aumentaria a fidelidade dos clientes, como aplicariam esse programa em sua empresa?”. :)


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email. Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!