Instagram e a sua polêmica identidade visual.


Se você utiliza essa rede social, deve ter estranhado o novo logo do Instagram na semana passada. A empresa abriu mão daquela câmera fotográfica vintage por um design mais colorido e minimalista. A mudança causou muito burburinho nas redes sociais – no Brasil e no exterior.

Você sabia que:

1. O ícone anterior foi criado pelo designer Cole Rise e a renovação foi liderada por Robert Padbury, que também conduziu o processo do Ubber. De acordo com o Mashable, Rise não só aprovou como também fez elogios ao sucessor.

2. A mudança teve como objetivo valorizar as fotos e vídeos publicados pelos usuários. De acordo com o The Wall Street Journal, Ian Spalter, líder de Design no Instagram, explicou que foram eliminadas as cores e os ruídos das interfaces para que o conteúdo gerado pelas pessoas se sobressaia.

3. As redes sociais enlouqueceram e, claro, memes impagáveis surgiram. A Veja  compilou alguns.

4. Especialistas em branding e design também compartilharam suas opiniões. Para o editor criativo da AdWeek, a imagem será facilmente esquecida e se perderá entre os demais ícones do smartphone. Embora prefira o logo anterior, Armin Vit, do blog Brand New, destacou a paleta de cores da nova identidade visual. Ambos falaram ao WSJ

5. Outra justificativa dada por Spalter, segundo a Fast Company , é que o novo ícone se assemelha mais às câmeras que as pessoas usam atualmente. Ele revelou que o processo de criação levou meses e foi seguido de uma temporada de pesquisa qualitativa para testar a reação e percepção do público.

Você gostou?
Compartilhe sua opinião com a gente!


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas. Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email . Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!