PRECISO FAZER UMA APRESENTAÇÃO.
COMO O STORYTELLING PODE ME AJUDAR?


Essa pergunta é muito fácil de responder. O Storytelling elimina a principal dificuldade que as pessoas sentem ao montar uma apresentação: como passar o conteúdo de forma interessante e objetiva. “Muitos alunos têm domínio do tema a ser apresentado, mas a falta de estrutura e técnica torna a apresentação prolixa e exaustiva”, explica a fundadora e professora da Salamarela, Nelise Cardoso.

Com técnicas de Storytelling, fica mais fácil entender o que deve fazer parte da sua narrativa. Ao contar uma história, você não apresenta simplesmente dados e soluções. Você inspira pessoas, cria desejos, expõe valores e atitudes, gera significado e, finalmente, cria conexões com a audiência.

No Simples Assim, uma das técnicas que ensinamos é a Jornada do Herói. Este é um artifício muito utilizado pelos roteiristas de Hollywood e que também pode ser aplicado em apresentações. São nove passos para criar um elo capaz de mobilizar, transformar e inspirar os seus stakeholders.

Antes de se aventurar em uma técnica mais elaborada, deixamos 3 dicas fundamentais para qualquer storyteller:

1. Não Pule Etapas.
Uma boa apresentação não começa no Powerpoint. Saia da frente do computador, pegue papel e caneta e crie um mapa da sua história.

2. Simplifique.
Você não vira um escritor do dia para a noite, mas você pode adotar alguns hábitos.
Exemplos: use frases curtas, não abuse de adjetivos, seja objetivo. Menos é realmente mais.

3. Treine.
Finalizada a sua apresentação, leia em voz alta para você mesmo a sua apresentação. Só assim, você elimina redundâncias e cria confiança no material que apresentará.

Esse é um bom ponto de partida. Outra opção é se inscrever no Simples Assim, que combina design e Storytelling. Você também pode levar esse curso para a sua empresa. Saiba mais aqui.


Acompanhe as histórias e dicas da Salamarela, duas vezes por semana, no blog Boas Novas.
Se preferir, receba nosso conteúdo no seu email. Tem dúvida? Precisa de ajuda? Escreva para a gente!