Devo Comprar um Template de Apresentação?

TESTE.jpg

Você já deve ter parado para pensar como o imediatismo e a tecnologia trouxeram uma imensidão de facilidades à um clique, dando autonomia e agilidade para o nosso dia a dia.

No universo de apresentações, por exemplo, há uma grande variedade de sites com possibilidades de fazer download de fotos, vídeos, ícones, e aplicar efeitos em imagens. É fantástico, e ajuda demais quem faz apresentações diariamente.

A nova tendência são os sites de templates. Alguns, através de assinaturas mensais, oferecem uma base de templates, contendo inúmeras alternativas de composições de slides, ícones, gráficos, dos mais variados tipos.

Você sentiu um alívio, não foi? Agora, você não precisará mais dos designers de apresentação.

photo-1566020589263-891b809ebf4b.jpeg

A colcha de retalhos.

Tempos atrás, estava ministrando um curso, e uma aluna me apresentou um destes sites. Confesso, que não conhecia! E me surpreendi com o volume de opções de slides. 

Funcional, fácil e muito prático de usar. Fiquei sabendo, que empresa em que ela trabalha, assina mensalmente, e prepara suas propostas usando como base estes templates.

Para minha surpresa, dias depois, recebi um pedido de proposta para ajudar uma empresa a replicar a paleta de cores e tipografia para um destes templates que eles iriam comprar.

Como esperado, as dúvidas surgiram na sala de aula e também com os clientes.

Como faço para o meu conteúdo caber dentro do template? Com tantas opções, qual o melhor slide para esta informação? Como posso alterar a posição da foto, sem que o slide fique ruim?

Assim, como algumas empresas usam o template pré-estabelecido, e os funcionários reclamam que é estático, duro, e tudo fica com a mesma cara. O template comprado, por mais sortidos que sejam os slides, também possuem limitações.

Como o funcionário, o usuário não tem noções de design. E, no momento de criar a apresentação, agrupa slides com estéticas diferentes, altera a composição, e não sabe costurar os retalhos para que fiquem visualmente harmônicos.

Ou seja, nem sempre o resultado é satisfatório.

photo-1508004680771-708b02aabdc0.jpeg

A forma do seu conteúdo.

Para produzir slides atraentes, você precisa entender sobre alguns fundamentos do design, e o seu conteúdo.

Quando os alunos chegam em sala de aula, tanto no curso livre quanto in company, estão famintos para que eu desvende os segredos para tornar os seus slides criativos e impactantes. Então, logo de cara, já jogo um balde de água fria.

Não existe milagre, e sim muito trabalho. Fazer slides bonitos, exige tempo, paciência, dedicação, entendimento sobre design e, principalmente, domínio da mensagem que precisa ser transmitida. Só depois desse processo, você se torna apto a escolher a melhor forma de aplicar a sua informação.

As ferramentas você já tem. Entenda no que o design pode te ajudar.

Mais do que transformar slides feios em bonitos, o design deve orientar a sua plateia a compreender o seu conteúdo. Aplicando contraste, alinhamento, agrupamento, hierarquia, ritmo e usando o grid para criar composições, aí sim, você terá autonomia para produzir apresentações inovadoras.

É como na escrita, uma mudança de vírgula pode alterar o sentido da frase. Quem define a composição mais adequada é o conteúdo.

Por exemplo, se você precisa comparar, você pode criar diferenciação através de cores e formas. Ou, se você quer mostrar os serviços que a sua empresa oferece, você pode usar ícones para facilitar a identificação e leitura do seu ouvinte.

As noções do design se aplicam tanto para empresas que já tem o seu template, quanto para aquelas que utilizam bancos de templates.

pexels-photo-310435.jpeg

Os templates são necessários.

É verdade, os slides pré formatados agilizam o nosso dia a dia. 

Já pensou criar uma apresentação diferente para cada conteúdo que produz? É de enlouquecer, e ninguém tem tanto tempo disponível assim. Eu também uso templates na minha empresa, diariamente. Crio propostas, programas de cursos e preciso ser eficiente para não perder alunos e clientes. 

Nem por isso, os slides ficam menos interessantes.

Onde comprar? 

Se você se interessou e deseja comprar um template de apresentação, clique aqui para ter acesso a uma boa sugestão.

E para você que deseja aprender mais sobre design, a Salamarela oferece treinamentos nas versões in company ou livre, que ensinam como produzir slides visualmente criativos. Conheça o nosso programa ou nossas próximas turmas.

Abraços,

Nelise Cardoso - Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.