Como usar o Pinterest para ser criativo?

photo-1504270997636-07ddfbd48945.jpeg

Você provavelmente já ouviu falar do Pinterest. Mas você sabia que ele é uma ferramenta visual que pode te ajudar a descobrir e salvar ideias criativas? Trata-se de uma rede social muito inspiradora! Lá, você pode criar painéis, os chamados “boards“, compartilhar links e imagens através dos “Pins“, além de seguir muita gente com conteúdo inovador. 

Ou seja, o Pinterest é, antes de mais nada, uma fonte de inspiração. Seja para tirar foto, escrever, pintar, desenhar, cozinhar, costurar... saber usar essa ferramenta pode te trazer novas referências e insights.

Saber usar essa rede social mantém nossa criatividade rodando e ao mesmo tempo, organizada. Isso é praticamente sinônimo de produtividade para os profissionais que dependem da criatividade no dia a dia. 

Mas muito além de ser uma fonte de inspiração, o Pinterest compartilha conhecimento. Nele você encontra, por exemplo, infográficos bem construídos, cheios de informações úteis sobre basicamente qualquer tema. Basta procurar o que te interessa e se afundar em um brainstorm.

Quer aprender a usar a rede social a seu favor? Separei algumas dicas de como você pode potencializar a sua criatividade com o Pinterest. Confira!

photo-1546800345-7820f3f42367.jpeg

1 - Crie boards específicos para cada tema 

Como a plataforma é dividida em categorias de interesse, separe os assuntos que são relevantes para você e crie boards com temas específicos. Assim, quando você estiver procurando algo sobre “tipografia”, “economia” ou “moda”, por exemplo, pode ir direto ao assunto naquela sua única pasta.

2 - Salve novas referências um pouco a cada dia

Pinar é a solução! Um pouquinho a cada dia para que as ideias possam circular e novos conteúdos apareçam com base nas suas preferências.

3 - Crie painéis coletivos

Você também convidar outros usuários para adicionar Pins em painéis com você, diversificando ainda mais as referências. Por exemplo, você pode criar um painel específico para uma apresentação ou projeto e convidar todos os envolvidos, assim todos podem contribuir com ideias diferentes sobre o assunto. 

4- Siga diversas contas

Encontre pessoas e marcas que compartilham conteúdo relevante no Pinterest, e siga todos. Busque perfis diversos, que produzam conteúdo para áreas distintas (saúde, moda, fotografia, educação, etc)... quanto mais você seguir, mais ideias novas podem chegar até você.


Agora que você conhece um pouco mais sobre o Pinterest, coloque as mãos na massa e apure sua criatividade. Deixe nos comentários quais são os seus perfis preferidos para inspiração e vamos compartilhar conhecimento. 

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Talk like a boss. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.