A importância do início da apresentação

pexels-photo-1040157.jpeg

A introdução de uma apresentação precisa ser elaborada e ensaiada com cuidado. Isso porque, se a mensagem não se mostrar interessante logo nos primeiros minutos, dificilmente o público irá acompanhá-la até o fim. Tenha em mente que é essencial captar a atenção da audiência neste primeiro momento.

Você sabia que, quando apresentamos, temos cerca de 60 segundos para capturar a atenção do nosso público, estabelecer credibilidade, orientá-los ao nosso tema, e motivá-los a nos ouvir até o final? É nos primeiros slides que conquistamos atenção e estabelecemos o tom da nossa apresentação. Se você começar com um slide chato, ou um assunto monótono, a audiência vai determinar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

Então, não perca esses preciosos segundos de abertura com informações irrelevantes e pouco impactantes. O impacto em apresentações depende do seu começo.

Pensando assim, nos obrigamos a sempre criar um início criativo e interessante para todas as nossas apresentações. Para isso, levantei algumas ideias que podem te ajudar a criar o seu começo impactante:

1 . Comece com uma história

De todas as entradas que você pode escolher, contar histórias é uma das opções mais poderosas e certeiras. Eu costumo falar muito sobre isso, mas não custa relembrar: Como seres humanos, histórias estão no nosso DNA desde os nossos ancestrais mais distantes. Por isso nós gostamos delas e nos conectamos facilmente com alguém que conta uma história.

A história pode ser sobre você, que diz ao público por que se envolveu e como se apaixonou pelo seu tema. Ou você pode contar uma história sobre uma outra pessoa, uma fábula, parábola, evento histórico, ou até mesmo uma anedota. A ideia é começar com um breve storytelling que apresenta o seu discurso e cativa os ouvintes, sempre alinhado com sua mensagem.

2 . Faça perguntas

Existem muitos apresentadores experientes que se baseiam em perguntas retóricas para estruturar ideias e conduzir o público ao seu objetivo. Elas funcionam muito bem como efeito persuasivo. E não depender de resposta é a grande beleza desse tipo de recurso para o início da apresentação.

3 . Use citações

Empregar as palavras de uma pessoa bem conhecida transfere a sua apresentação um toque de credibilidade, simpatia e notoriedade. Mas lembre-se que uma citação deve ter significado e relevância para o público.

4 . Represente com imagens

Imagens (muitas vezes) são mais impactantes que palavras. Porque a velocidade de compreensão da mensagem transmitida nela é muito mais rápida. Sendo assim, podemos usá-las para abrir um discurso com impacto. O importante é escolher uma imagem forte que faça um paralelo poderoso com o seu discurso. 

5 . Deixe claro seus objetivos

Uma introdução simples, mas que possui um ótimo apelo de conexão, é abrir a sua apresentação mostrando para o público onde você quer chegar e porque é importante que eles o acompanhem nessa jornada. Dessa maneira, você estabelece seu objetivo e mostra o caminho que será percorrido.

6. Seja breve

Inícios muito longos cansam e podem confundir tanto a plateia quanto o próprio orador. Por isso, seja direto e deixe claro qual é o objetivo da apresentação.

Seguindo esses passos simples, você se conecta com o público nos primeiros segundos de fala, e não corre o risco de perder sua atenção para as redes sociais ou o cafezinho.

Conte com a Salamarela. Nós somos especialistas em desenvolver conteúdos inteligentes e mais eficientes. Fale conosco para criarmos sua próxima apresentação com impacto.

Abraços, Nelise Cardoso - Salamarela

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop, Eco e Talk like a Boss. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.