A arte do improviso na fala.

photo-1561962533-732357f2bc30.jpeg

Falar em público é estressante para grande parte das pessoas. Agora imagina ter que falar de improviso? Sem ter tempo de preparar bem o que vai ser dito, essa tarefa pode se tornar ainda mais assustadora. Nessas situações, você terá que usar a arte da oratória e ter muito jogo de cintura.

Mas calma, técnicas de improvisação vão te ajudar a lidar com discursos improvisados de forma segura e confiante, elevando sua capacidade de oratória e de articulação. Então, se você quer melhorar sua habilidade de se virar bem na hora de ter que falar sem um script, continue lendo esse artigo.

1. Mesmo de improviso, esteja preparado   

Essa técnica pode soar estranho, mas tem lógica. Imagine que você vai a um evento da empresa, no qual mesmo sem nada ter sido combinado, existe a possibilidade de que te peçam para algumas palavras. Sabendo que há uma chance real de isso acontecer, tenha em mente uma pequena preparação. 

Não precisa preparar uma grande apresentação, cheia de dados e informações, para cada evento que você for, mas sim formular uma linha de pensamento. A melhor forma de estar constantemente preparado é aumentar seu leque de conhecimentos, o que pode ser feito através da leitura, da exposição a culturas diferentes e de não se acomodar em uma zona de conforto mental.  

2. Fale naturalmente   

Em qualquer apresentação é necessário que haja naturalidade e autenticidade. Ainda mais quando se fala de improviso, pois qualquer ato não-natural é facilmente detectado, passando a imagem de um discurso artificial e forçado. 

Nessa hora, lembre-se de como você conversa com as outras pessoas diariamente (que nada mais é do que uma improvisação), é esse tipo de naturalidade que você deseja passar no seu discurso. 

Falar de improviso é uma capacidade inerente a todos nós. O que faz com que algumas pessoas se sobressaiam nesse aspecto é o foco dado a essa habilidade. Saiba seus limites e explore suas qualidades. Discursos autênticos são muito mais bem aceitos do que os artificiais, montados para induzir o público. Não atue, seja você mesmo!   

3. Prepare uma frase para iniciar e finalizar sua fala   

A primeira e a última impressão são as mais marcantes para a maioria das pessoas. Portanto, umas da melhores técnicas de improvisação é ter uma boa para começar e outra para finalizar qualquer discurso. 

Preparar modelos de roteiros pode te ajudar muito a sair de alguma enrascada. Quanto maior o seu leque de possibilidades de abertura e encerramentos mais natural será o seu discurso.

4. Esteja sempre atualizado
Uma das melhores formas de estarmos sempre bem preparados, especialmente para as perguntas do público e discursos de improvisação, é nos manter atualizados. Não deixe de fazer cursos sobre o assunto e seguir canais no YouTube, blogs e sites em geral que ofereçam atualizações valiosas sobre a temática mais trabalhada em suas falas.

5. Conheça quem te ouve     

Essa técnica de improvisação é fundamental. Conhecer o perfil do seu público é crucial para que você consiga a atenção de todos que te ouvem. Através do conhecimento do seu público você será capaz de decidir qual a melhor linguagem para utilizar. 

6. Conduza a fala para seus domínios     

Trazer a apresentação para as áreas que você domina é uma técnica de improvisação crucial. Pensando assim, quanto mais áreas você dominar, mais opções você terá quando for pego de surpresa, além do fato de que ao falar sobre um assunto em que você tenha facilidade, você se sentirá mais confiante.

7. Mantenha a calma     

De nada adianta todas as técnicas de oratória aqui se você não conseguir dominar os seus nervos. Ficar nervoso é completamente normal, porém, é necessário respirar fundo e não deixar que o medo de falar em público tome conta de você. 

Uma ótima dica é praticar exercícios de respiração controlada, que ajudam a baixar os níveis de adrenalina do corpo e te deixam mais tranquilo frente ao público.   

8. Não invente   

Não tente enganar ou dar uma de “sabe-tudo”, se alongando em assuntos que você não possui know-how. Seja sucinto e respeite seus limites. O importante não é a apresentação ser longa, o importante é a mensagem transmitida ser eficaz e correta. Portanto, conheça seu público e seja simples.   

E aí, você se sente preparado? 

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Talk like a boss. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.