Como e quando usar ícones em apresentações.

giphy (2).gif

De smartphones às placas de trânsito, os ícones servem para nos orientar e estão presentes em nosso dia-a-dia de maneira muito intuitiva. Por isso, na hora de criar uma nova apresentação, independente do objetivo, é importante utilizar os ícones pois elementos visuais são processados pelo cérebro 60 mil vezes mais rapidamente que texto. 

Os pictogramas (do latim picto – pintado + grego graphe – letra) são elementos gráficos que permitem a identificação de uma mensagem rapidamente. Os ícones fazem parte de um sistema de sinalização, para indicar/representar algo ou alguma ideia e seu uso é capaz de sintetizar a linguagem com formas simples esquematizadas e precisas, pois servem para serem vistos e entendidos de forma rápida e clara.

Como surgiu?

Nos anos 20 foi criado o sistema de representação pictórica internacional desenvolvido em Viena pelo movimento ISOTYPE – International System of Typographic Picture Education, fundado pelo filósofo, economista e sociólogo Otto Neurath. O objetivo era criar uma comunicação mais fácil, alternativa ao alfabeto, que fosse acessível a todos independente do contexto.

Esse sistema foi responsável por revolucionar o modo como os designers passaram a projetar sistemas de sinalização, como, por exemplo, para aeroportos, hospitais e eventos.

Hoje está presente no design de websites, aplicativos, interfaces em geral e claro, também no design de apresentações.

Uma vez que sofremos cada vez mais com ruídos de comunicação, reduzir um assunto ou um tema à simplicidade passa a ser uma atitude assertiva.

giphy.gif

Como usar ícones em apresentações?

Uma ideia é usar para valorizar os tópicos: ao invés de colocar tudo em bullet points, você pode ilustrar cada tópico com um ícone e brincar com a diagramação, usando a disposição dos elementos para transmitir sua mensagem.

Os ícones também tornam os dados mais atrativos. Dados podem deixar uma apresentação chata, então divulgue apenas aqueles que são realmente relevantes para o público e ilustre à que o número se refere com um ícone, isso torna a informação visualmente mais atrativa e fácil de decorar.

Quando for transmitir a mensagem principal, os ícones também podem ser usados em composição com outros elementos para ilustrar sua comunicação de forma mais sofisticada.

Não seja redundante

Se o conteúdo já está claro e devidamente ilustrado, não vem ao caso colocar mais um ícone para representar a mesma ideia. 

Existem vários sites na internet onde você pode baixar ícones grátis em formato png para usar em suas apresentações, como o http://thenounproject.com/https://www.iconfinder.comhttps://material.io/resources/icons/?style=baseline e o http://www.flaticon.com/.

Baixe e use! Aproveite para valorizar o visual de suas apresentações e transmitir suas mensagens de forma mais atraente e eficaz.

Abraços, Nelise Cardoso.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos os nossos conhecimentos podemos gerar grandes resultados.