Falar em Público – Habilidade Nata ou Desenvolvida?

photo-1541872703-74c5e44368f9.jpeg

Como vocês sabem, existem pessoas que parecem ter nascido com essa habilidade nata de falar bem. Tal habilidade é um talento, uma característica de inteligência específica. São indivíduos que se expressam em público com maestria, de modo convincente e, ao mesmo tempo, natural.

Costumam ser pessoas extrovertidas, articuladas, bem atentas à reação do outro e capazes de moldar o discurso, de acordo com a situação. Esses bons falantes são observados em todas as classes sociais e independente do nível de formação acadêmica.

Há um consenso de que grandes comunicadores são, acima de tudo, bons ouvintes. 

No entanto, existem pessoas que fariam de tudo para o melhor amigo assumir o seu lugar, no dia de uma grande apresentação. Para esses, que têm pânico de falar em público, a boa notícia é que a matéria prima para a comunicação oral é o som da voz e da fala, que são comportamentos aprendidos e, portanto, passíveis de modificação.

Ou seja, essa habilidade de falar bem pode ser desenvolvida com a erudição e o exercício intelectual.

O fonoaudiólogo, inserido em um curso de Oratória, é o profissional que pode direcionar o aperfeiçoamento da voz, tanto para a melhoria das habilidades naturais de comunicação do indivíduo, como para um ganho significativo de sua expressividade.

Para quem deseja melhorar as habilidades de falar bem, tenha em mente que mudar um comportamento nem sempre é fácil e imediato. É como mudar um hábito: requer conscientização, força de vontade e treinamento dirigido.

É por esse motivo que eu convido vocês para o Curso ECO – Expressão Comunicativa em Oratória. Neste curso você aprenderá como desenvolver uma comunicação eficiente, autoconfiança e roteirização para potencializar suas habilidades e vencer o medo de falar em Público.

Fernanda Lobo
Fonoaudióloga, especialista em Voz, mestre de cerimônias/celebrante, coach e professora de expressão e performance no curso de oratória Eco da Salamarela.