A educação em PPT: Como usar o PowerPoint em sala de aula?

photo-1544531585-f14f463149ec.jpeg

Não tem como fugir dessa realidade, o PowerPoint transformou a sala de aula e tem sido cada vez mais usado pelos professores. Afinal, o programa funciona como uma ferramenta eficiente para apresentar conteúdos resumidos, além de ajudar a conduzir as aulas de uma maneira mais organizada.

E realmente, usar o PPT pode ser uma forma eficaz de ajudar os alunos a aprender as lições que você está ensinando.

Já sabemos que um grande número de estudantes aprendem melhor visualmente, por isso, a adição de um componente visual às lições é fundamental. Além disso, as aulas se tornam mais divertidas e memoráveis.

Entretanto, é necessário saber usar esse recurso de uma forma adequada, para evitar que os conteúdos se tornem monótonos, dispersando a atenção dos alunos ao invés de cativá-los.

photo-1515168985652-8454bcc8fcaf.jpeg

Para fazer o melhor uso pedagógico do PowerPoint, siga alguns requisitos.

1 - Resuma o conteúdo

Insira somente os elementos principais nos slides. Textos muito longos tornam a aula cansativa, fazendo com que os alunos percam o interesse facilmente. Antes de começar a apresentar o conteúdo dos slides, deixe claro aos estudantes que isso é somente um resumo que facilitará a organização no momento dos estudos.

2 - Recomende outros materiais de estudo

Sempre que puder, incentive os estudantes a aprofundarem os seus conhecimentos fora da sala de aula. Não deixe que eles se contentem somente com o conteúdo da apresentação e indique livros, revistas e sites para que tenham acesso a outras fontes que abordem a mesma matéria. Uma dica é fazer um slide de referências.

3 - Atenção para o tamanho da apresentação

Lembre-se de que o sucesso de um PowerPoint não é medido pelo seu tamanho e sim pela qualidade do conteúdo. Insira somente os elementos-chave para a sua aula e evite fazer apresentações muito longas.

4 - Coloque pistas visuais

Imagens melhoram as lições que você está ensinando. Por exemplo, você poderia fornecer imagens de figuras históricas que irá discutir em aula. Ou mostrar imagens lugares famosos ou objetos para ensinar conceitos, como a Torre Inclinada de Pisa para uma aula de geometria.

5 - Inclua gráficos

Os gráficos irão dar suporte ao texto da sua apresentação. Use o mesmo gráfico para as mesmas ideias, como o mesmo ponto de interrogação para as questões que a classe deve responder. Ao usar o mesmo gráfico de forma consistente para a mesma mensagem , o gráfico vai servir como uma dica visual que ajuda os alunos a conectar as ideias que você apresentou na apresentação do PowerPoint .

6 - Seja divertido e interessante

Use um pouco de humor em sua apresentação, quando for apropriado. Humor dá leveza ao conteúdo e ajuda a prender a atenção dos alunos em sala de aula, afinal seu objetivo é produzir uma aula memorável.

7 - Cuidado com a ortografia

Esse é um cuidado essencial, um único escorregão com a língua portuguesa pode pôr tudo a perder. Atenção, também, à grafia dos nomes e às datas.Por isso, revise quantas vezes for necessário até você ter certeza de que todo o conteúdo está correto.

8 - Que fontes usar?

Evite utilizar fontes com excesso de detalhes (com serifa). Prefira Arial, Tahoma ou Colibri. Para o título use tamanho entre 40 e 44 pontos, subtítulo 34 ou 36 pontos. Para textos, os tamanhos ideais são 26 e 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24, para não prejudicar a leitura.

9 - Tenha recursos multimídias

Você pode inserir vídeos, animações e áudios em sua apresentação tornando-a mais dinâmica. Lembre de calcular o tempo: um recurso multimídia certamente exigirá que você diminua a quantidade de slides em sua apresentação.

Há várias maneiras de apresentar cada slide dando maior dinamismo à sua aula e, principalmente, valorizando sua apresentação. Faça sempre a conexão entre texto e imagem. Ou seja, articule o conteúdo do slide a um slide anterior mostrando o encadeamento de ideias ou fatos.

Além dessas possibilidades, ainda há muito espaço para a criatividade de professores e alunos para deixar as aulas mais interessantes. Fale com a Salamarela e venha explorar novas ideias.

Abraços, Nelise Cardoso

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Eco. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.