Como fazer o briefing para uma apresentação?

photo-1539627831859-a911cf04d3cd.jpeg

Sabia que boa parte do sucesso de uma apresentação depende do briefing?

Dentro de um processo criativo, ele é a primeira etapa para iniciar o trabalho. Isso significa que se as informações colhidas com ele estiverem deficientes, todo o restante do processo será prejudicado.

Então, resumidamente, o briefing é um documento que alimenta os profissionais criativos de informações, cerceia o trabalho de produção e inspira a criação. Da mesma forma que um filme precisa de um roteiro bem escrito, uma apresentação, para ser bem desenvolvida, precisa de uma estratégia definida.

No caso de um job, esse material é responsável por conter todas as particularidades do assunto/cliente envolvido. Assim, ele precisa ter a clareza necessária para que todos os envolvidos no projeto entendam o que deve ser desenvolvido de forma organizada. 

Mas como fazer um briefing eficiente? Que informações você deve conseguir com seu chefe ou cliente para iniciar o trabalho? A seguir, você confere os tópicos que devem estar neste documento. Não deixe nenhum de fora.

photo-1529119513315-c7c361862fc7.jpeg

1. Um histórico da empresa/assunto abordado

Pegue todas as informações possíveis, em forma de história mesmo. Fundação, sócios, conflitos, sucessos, cases, mudanças de rumo estratégico, fotos, número de funcionários, e o que mais você conseguir. Busque também informações mais subjetivas, como o propósito da marca, seus esforços de branding, conceito e outras nuances que você vai captando durante a conversa.

E se a apresentação irá falar sobre algum assunto e não sobre uma empresa/marca, mergulhe no tema. Histórico, impactos sociais, perspectivas futuras, diferentes pontos de vista, tudo deve ser abordado.

2. Público alvo

Delimite o público alvo de interesse. Com quem essa apresentação irá falar? Com empresários? Estudantes? Compradores? Crianças? Mães? Fazer esse recorte é fundamental para definir qual será o tom de voz adotado para o trabalho. Isso porque a audiência é de suma importância para você ser capaz de delimitar os assuntos e conseguir explicar melhor determinados pontos para os seus ouvintes.

3. Objetivos

O que essa apresentação deseja passar? Aqui é preciso ser específico. Quer vender mais? Reposicionar a marca? Atingir um novo segmento? Informar? Se você não sabe bem o que deve ser atingido com o trabalho, provavelmente não vai saber se atingiu o objetivo.

4. Defina a mensagem central

Durante a apresentação, seu discurso pode se perder em alguns momentos, atrapalhando o entendimento das pessoas presentes, e, de fato, sempre vão existir diversas informações que precisam ser faladas. No entanto, selecionar o conteúdo mais importante, com base em uma única mensagem, é essencial para o bom desenvolvimento do job.

Não saia do briefing sem saber qual é essa mensagem principal. Assim fica mais fácil visualizar o que é uma informação desnecessária e o que pode ser ampliado no decorrer da apresentação. 

5. Encontre um diferencial para a apresentação

Apresentações são feitas todos os dias, e isso não é nenhuma novidade. No entanto, quando um projeto é inovador, criativo e bem desenvolvido, a atenção dos espectadores é capturada. Mas como conseguir isso?

Após selecionar o conteúdo que precisa ser apresentado e a mensagem central, está na hora de estudar cada tópico e analisar os pontos que precisam ser melhorados e quais estratégias podem ser usadas para prender ainda mais a atenção dos presentes.

Aproveite o momento do briefing para encontrar qual será esse diferencial.

6. Orçamento

Existe um orçamento para desenvolver a apresentação? De quanto? Que profissionais devem ser envolvidos no processo?

7. Prazos e Cronograma

Outra informação importante para colher no briefing são os cronogramas. É urgente? Ou o prazo é longo? Com datas delimitadas é mais fácil organizar o desenvolvimento da apresentação.

Esses são alguns pontos que você não deve negligenciar na hora de fazer o briefing. Em linhas gerais, as seguintes perguntas devem ser respondidas por esse documento tão fundamental:

  • O QUE vamos apresentar?

  • A QUEM vamos apresentar?

  • COMO vamos apresentar?

  • Qual o DIFERENCIAL da nossa apresentação?

A melhor maneira de conseguir essas informações é através de uma conversa com as pessoas envolvidas no projeto, por isso, ter uma boa oratória é um diferencial para colher um bom briefing. Saiba fazer as perguntas certas, esteja atento às respostas e conduza a conversa para o caminho que deixará claro qual é o diferencial da apresentação.

E então, você está convencido de que o briefing é a melhor ferramenta para a apresentação em uma empresa? Já está pronto para montar o seu? Se você quer se aprofundar nesse assunto e montar briefings completos, fale com a Salamarela.

Nelise Cardoso é fundadora da Salamarela, publicitária e professora dos cursos de apresentações: I love PPT, PPTop e Talk like a boss. Acredita que se compartilharmos o nosso conhecimentos podemos gerar grandes resultados.